Os mutirões acontecerão em praticamente todas as Gerências Regionais de Saúde, abrangendo 12 hospitais e 11 UPAs
Foto: Divulgação/Secom-PE
O Governo de Pernambuco lançou para o mês do Outubro Rosa, reforços para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, por meio da iniciativa da Carreta da Saúde. De acordo com dados de Incidência de Câncer no Brasil em 2023, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a projeção para Pernambuco este ano é de 2.800 novos casos de câncer de mama sejam registrados no Estado.
A ação irá disponibilizar unidades móveis que irão percorrer municípios pernambucanos oferecendo diversos procedimentos voltados às mulheres. No total, serão quatro carretas que contarão com equipamentos de tecnologia avançada e espaços funcionais, que vão operar como consultórios, recepção para pacientes e salas de exame. As unidades móveis vão ser destinadas às quatro macrorregionais de saúde, com sede em Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.
A governadora Raquel Lyra, detalhou como serão realizados os atendimentos para que possa ser feito o controle imediato caso haja uma detecção precoce do câncer de mama.
Além disso, serão ofertados serviços estaduais em unidades de saúde, durante o mês de outubro, que vão ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento não só do câncer de mama, mas também do colo de útero, por meio de mutirões voltados a essas linhas de cuidado. Em algumas unidades, haverá o atendimento por meio da demanda espontânea, e, em outros, haverá o atendimento para pacientes com agendamento, reduzindo as filas de espera para procedimentos no Estado.
Os mutirões acontecerão em praticamente todas as Gerências Regionais de Saúde (GERES), abrangendo 12 hospitais e 11 UPAs. Alguns dos procedimentos a serem realizados nos mutirões são exames de mamografia, papanicolau e ultrassom de mama, colposcopia, cirurgias de histerectomia e reconstrução mamária, além de consultas e outros pequenos procedimentos, de demanda espontânea e regulada.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Pernambuco tem 11,7 mil casos de dengue confirmados e investiga outros 29 mil
Número de casos prováveis de dengue representa um aumento de 316,3% em...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...