O Cientista Arretado deve utilizar a produção científica realizada nas universidades pernambucanas para fazer parte das áreas estratégicas da gestão estadual

Foto: Divulgação
O Governo de Pernambuco anunciou, em evento nos Estados Unidos, que brevemente lançará o Programa Cientista Arretado, com investimentos de R$ 10,5 milhões, através da FACEPE, em parceria com os centros de pesquisa e universidades do estado. De acordo com a governadora Raquel Lyra (PSDB), palestrante do painel "As inovações e os Desafios na Gestão de Pernambuco", na 10ª edição do Brazil Conference, o objetivo do programa é fortalecer e ampliar o conhecimento científico junto ao governo.
O Cientista Arretado deve utilizar a produção científica realizada nas universidades pernambucanas para fazer parte das áreas estratégicas da gestão, como segurança, saúde e educação, focando na transferência de tecnologia junto à comunidade científica.
Na palestra realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston (EUA) Raquel Lyra fez uma convocação aos pesquisadores:
"Quero convidar vocês a fazerem parte conosco, bolsistas, estudantes de doutorado, mestrado, PhD, para trabalhar junto com o Governo de Pernambuco sobre construção e a medição de impacto das políticas públicas. Alguns já estão se formando e quero permear todo o nosso governo com vocês e com nossos estudantes de Pernambuco. Estamos cansados de olhar para o passado, e são os estudantes e pesquisadores que podem nos ajudar a construir um novo presente", afirmou a governadora.
A primeira secretaria a incrementar o programa será a de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag). Ela ficará responsável por definir os desafios da máquina pública que devem ser atendidos com soluções propostas pelos pesquisadores. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ficará responsável por lançar os editais para chamamento público da comunidade científica, através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
Segundo a secretária da SECTI, Mauricélia Montenegro, “as expectativas em torno do Cientista Arretado são as melhores possíveis. É uma parceria que o Governo do Estado irá firmar com os centros de pesquisas, universidades e pesquisadores. É um convite à comunidade acadêmica para nos ajudar a pensar soluções para atender as demandas do povo de Pernambuco”, concluiu.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Bombeiros reforçam segurança nas praias durante a Semana Santa em Pernambuco
Olinda, Recife e Jaboatão recebem mais guarda-vidas e embarcações para...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
APL homenageia Marcos Vilaça em Sessão da Saudade nesta segunda
Cerimônia celebra legado do advogado, jornalista e poeta, falecido em...
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Apagão atinge 11 cidades do Agreste de Pernambuco; Neoenergia aponta falha da Chesf
Desligamento em subestação de alta tensão em Tacaimbó provocou queda de...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco
O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Em Pernambuco, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 4,6% em 2025
O levantamento, realizado pelo IBGE, prevê uma produção de 192.391...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Governo de Pernambuco abre 725 vagas para profissionais da educação; confira
Há vagas para diversas especialidades na Educação, em várias cidades do...