“Pernambuco já começa a sentir a mudança”, diz Raquel Lyra em entrevista à CBN Recife
A governadora foi questionada sobre temas como saúde, segurança pública, infraestrutura e mobilidade
Foto: Mayara Amancio/CBN Recife
A governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) participou do Debate Decisão, apresentado por Geraldo Freire, nesta terça-feira (17). Com a presença dos colunistas da CBN Recife, Elielson Lima e Jamildo Melo, Raquel foi questionada sobre as ações realizadas ao longo de 21 meses enquanto gestora estadual, em temas como saúde, segurança pública, infraestrutura e mobilidade.
Dando ênfase às obras voltadas à requalificação de estradas e distribuição de água, uma das principais pautas da sua campanha em 2022, Raquel Lyra destacou quais intervenções estão em andamento e devem ser concluídas nos próximos meses.
“A gente já tem água do São Francisco em Pesqueira, em Alagoinha, em Caruaru e em Belo Jardim. Estamos agora levando para as cidades de Bezerros e Gravatá, uma obra de mais de 30 milhões. As barragens da Zona da Mata Sul, também - que deveriam ter sido entregues há mais de 10 anos. Eu não tenho dúvida nenhuma de que será um divisor de águas no nosso Estado, para que as pessoas possam viver melhor, para impulsionar a economia gerando mais emprego e mais renda”, declarou.
Detalhadas as ações, a governadora afirmou que “Pernambuco já começa a sentir a mudança”.
Escola de Sargentos
Entre outros temas abordados, Raquel Lyra falou sobre as discussões para a construção da Escola de Sargentos do Exército, no território da Área de Preservação Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Segundo a governadora, Pernambuco tende a ganhar, com a chegada do novo equipamento, do ponto de vista econômico. Agora, as articulações estão voltadas aos impactos ao meio ambiente.
“Já houve diversos estímulos para que a obra fosse mais sustentável e que ela desmatasse menos. Eu (Raquel), inclusive, estou em contato com o Ibama para mostrar o nosso ponto de vista, identificar aquilo que já estudamos e onde avançamos, para que a gente possa seguir com o licenciamento junto ao ministro (da Defesa) José Múcio. E a gente possa manter a obra da Escola de Sargentos de maneira sustentável e gerando emprego”, afirmou.
Arco Metropolitano
A viabilidade do Arco Metropolitano também foi citada pela governadora. Raquel Lyra anunciou que o edital de licitação para o projeto, quanto à etapa Sul, será lançado em outubro. A perspectiva do governo é de que, com a chegada do Arco Metropolitano, seja possível melhorar a mobilidade no Grande Recife.
Saúde
Sobre a administração dos hospitais da rede pública estadual, Raquel Lyra ressaltou que o governo tem trabalhado pela descentralização dos serviços - para que os pacientes do interior não tenham que se deslocar até a Região Metropolitana.
Segundo a governadora, Pernambuco estabeleceu uma parceria com o grupo responsável pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo é promover estudos e melhorias nos principais equipamentos de saúde da Região Metropolitana do Recife, como o Hospital da Restauração (HR).
Já acerca das intervenções no Hospital Getúlio Vargas (HGV), Raquel afirmou que o recurso que deve ser gasto para sua revitalização é quase superior à construção de um novo hospital, mas a governadora se mostrou confiante diante da importância da intervenção.
Eleições
A menos de 20 dias das eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro em 1º turno, Raquel Lyra tem cumprido agendas, em todo o estado, junto aos candidatos apoiados. A governadora afirmou que esse também é um movimento para apresentar o que o Governo de Pernambuco, em sua gestão, tem feito.
Raquel ainda reforçou o apoio a Rodrigo Pinheiro (PSDB), candidato à reeleição por Caruaru, indicando ter total confiança em seu trabalho.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Tribunal de Contas de Pernambuco atinge nota máxima em índice de transparência
Essa foi a terceira vez seguida que o TCE-PE recebeu a premiação Diamante
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus recebem obra da Adutora do Agreste
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 12 meses
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
OAB-PE entrega lista sêxtupla ao TJPE nesta quinta-feira
Com a entrega da lista, cabe agora ao Tribunal formar a lista que será...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Pernambuco promove cursos com capacitação profissional para população carcerária
Entre os benefícios para os participantes estão a emissão de certificado e...
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Procon-PE encontra variação de quase 150% nos preços em fiscalização pré-Black Friday
O órgão estará a postos nos estabelecimentos durante o dia 29/11, para...