Pernambuco investiga seis casos suspeitos de Coronavírus
Os pacientes têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália e Espanha, países com transmissão local do vírus
Desde o dia 25 de fevereiro até a manhã desta quarta-feira (04.03), a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que foram notificados, em Pernambuco, 17 casos suspeitos de covid-19. Até o momento, já foram descartadas 11 suspeitas e outras 6 continuam em investigação. Os pacientes têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália e Espanha, países com transmissão local do vírus.
Do total de casos notificados, 8 foram acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita, e 8 em hospitais particulares da capital pernambucana e de Olinda. Um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita na residência por uma equipe do município na própria residência. Os pacientes são residentes do Recife (10, sendo 2 em investigação e 8 descartados), Caruaru (1 descartado), Jaboatão dos Guararapes (2, sendo 1 descartado e 1 em investigação), Olinda (2 em investigação), Vitória de Santo Antão (1 em investigação) e Itália (1 descartado).
Dos 11 casos descartados, 3 não positivaram para nenhum vírus respiratório, 3 foram positivos para influenza B e 4 para influenza A(H1N1). Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará), um tipo de coronavírus já conhecido anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do atual covid-19. O beta coronavírus OC43 já tinha sido identificado em Pernambuco em fevereiro de 2019, após um surto de síndrome gripal em um navio. Importante destacar que os tipos de coronavírus são responsáveis por cerca de 10% das infecções respiratórias no mundo e que o OC43 é conhecido por casos leves e moderados. Os pacientes em investigação, após orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. Esses estão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios (02 do Recife, 02 de Olinda, 01 de Jaboatão e 1 de Vitória de Santo Antão).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Hospital das Clínicas desenvolve ferramenta para planejamento de cirurgias
Objetivo é reduzir cancelamentos desnecessários de cirurgias
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
Extraindo sorrisos: mais de 530 mil pernambucanos foram ao dentista pela primeira vez em 2024
Acompanhamento odontológico regular deve estar alinhado a uma correta...