Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco inicia processo de transição para novo esquema vacinal da poliomielite


Por: REDAÇÃO Portal

A vacina popularmente conhecida como gotinha será aposentada

20/09/2024
    Compartilhe:

A vacina popularmente conhecida como gotinha será aposentada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o Ministério da Saúde informar que a vacina oral utilizada no combate à poliomielite será aposentada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que deu início ao processo de transição para adoção do novo esquema vacinal, que passa a valer em todo o território nacional no próximo dia 4 de novembro.

Com a mudança, a vacina administrada por via oral (VOP), conhecida popularmente como gotinha, deixará de existir, e todas as crianças passarão a receber doses injetáveis (VIP). A medida é uma continuidade das ações desenvolvidas com o foco na erradicação da poliomielite.

Casos de pólio não são registrados no Brasil desde 1989, e desde 1994 o país conta com a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. A partir de novembro, o esquema vacinal será constituído em 1ª dose para crianças com dois meses de idade, 2ª para crianças com 4 meses, 3ª dose para crianças com 6 meses, e uma dose de reforço aos 15 meses de idade.

Os programas estaduais de imunização foram orientados para a retirada das doses do imunizante dos municípios por logística reversa, ou seja, as vacinas retornarão dos municípios para as secretarias estaduais e, consequentemente, para o Ministério da Saúde. 

Todo o processo de logística reversa deve ser realizado no período de 30 de setembro a 31 de outubro, e os estados têm até 15 de novembro para repassar as doses do imunobiológico ao Ministério da Saúde. 

Os municípios devem priorizar, no período de 28 de setembro a 3 de novembro, o esquema primário de vacinação para proteção de crianças menores de 5 anos de idade, constituído de 3 doses da vacina injetável: aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook