Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco confirma segundo óbito de feto com vírus da Febre do Oropouche e investiga outros dois casos


Por: REDAÇÃO Portal

A investigação das mortes dura entre 30 e 60 dias.

24/07/2024
    Compartilhe:

A investigação das mortes dura entre 30 e 60 dias.

Foto: Divulgação/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a morte do segundo feto infectado com o vírus da Febre do Oropouche em Pernambuco. Além dos dois casos confirmados da infecção em gestações interrompidas, outros dois estão sendo investigados. Ainda não há comprovação da relação entre as quatro mortes e o arbovírus. Até o momento, o estado notificou 82 casos de Febre do Oropouche.

As duas mortes ocorreram na 30ª semana epidemiológica, mas a o primo caso, em Rio Formoso, na Mata Sul, foi divulgado pela SES-PE no dia 11 de julho, e o segundo, nesta terça-feira (23), identificado em Ipojuca no Grande Recife, após análise das amostras biológicas no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). A investigação das mortes dura entre 30 e 60 dias. 

Se as mortes dos fetos foram confirmadas em decorrência do Orthobunyavirus oropoucheense, serão as primeiras no mundo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) coletou material do primeiro feto confirmado com a infecção e encaminhou para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará - referência em pesquisas sobre arboviroses. Representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do município de Rio Formoso também estão nas investigações sobre a perda gestacional. 

14 municípios pernambucanos já registraram casos de Febre do Oropouche, foram eles: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe. Os últimos 10 casos foram registrados em Jaqueira, na Mata Sul, e Camaragibe, no Grande Recife.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook