Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco confirma 127 casos de pessoas infectadas com Febre Oropouche

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Cidades do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco são as principais afetadas pela doença

27/08/2024
    Compartilhe:

Cidades do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco são as principais afetadas pela doença

Foto: Fiocruz

A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou que o número de casos confirmados da Febre do Oropouche subiu para 127 no Estado. Ou seja, 5 a mais do que o registrado na última atualização, realizada há uma semana, quando 122 casos foram contabilizados. 

A Febre do Oropouche é um vírus transmitido pelo mosquito conhecido popularmente como maruim. A doença tem alguns sintomas em comum com a dengue, a zika e a chikungunya, como febre e dor muscular, mas também pode causar dor de cabeça mais intensa e diarreia.  No fim de julho, foi confirmado que duas mulheres da Bahia, também no Nordeste, morreram por Oropouche. Antes disso, não havia nenhuma confirmação de que a doença poderia ser fatal. 

Além disso, até o momento, três mortes de fetos diagnosticados com Oropouche foram confirmadas em Pernambuco. Todas em transmissões verticais, ou seja, passadas da mãe para o bebê.

De acordo com a Secretaria de Saúde,  as cidades do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco são as principais afetadas pela doença. 

Os municípios com casos confirmados são: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança,  Machados e Barra de Guabiraba.

Com os números, foi criado, na última semana, o Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento ao Oropouche (CEIEO) para combater o arbovírus. Entre as competências do Comitê estão a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Oropouche, e a promoção da  pesquisa  e  do  desenvolvimento  de  novas  tecnologias  para  o  diagnóstico,  tratamento  e  prevenção  da  doença.

Para a população de Pernambuco, a recomendação da Secretaria de Saúde é  evitar áreas com muitos mosquitos, usar roupas que cubram o corpo, não deixar água parada e manter a casa limpa. 

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.  

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook