Primeira reunião do comitê técnico de imunização foi realizada nesta quinta-feira (7)
Foto: Divulgação/SES-PE/Miva Filho
Após pressões junto ao governo federal, o início da vacinação no Brasil contra a Covid 19 parece estar mais próximo e por isso estados já se articulam para traçar a logística do processo de imunização. Em Pernambuco, foi realizada a primeira reunião do comitê técnico criado para discutir o assunto.
No encontro foi apresentada a versão preliminar do Plano de operacionalização da campanha, que prevê imunizar inicialmente mais de 2,8 milhões de pessoas no estado que fazem parte dos grupos de risco para formas graves da doença.
O documento ainda pode sofrer ajustes por parte dos membros do comitê, mas em tese, ele servirá como uma bússola para os prefeitos, a fim de garantir a otimização do uso do insumo, além de fazer com que a vacina chegue a quem mais precisa em meio a crise sanitária. O texto sugere que os gestores apliquem a dose nos profissionais de saúde nas próprias unidades onde eles trabalham e se preciso, criem centros de vacinação para a Covid, para não prejudicar o funcionamento regular dos postos. Ana Catarina de Melo, superintendente de Imunizações da secretaria de saúde, detalha quem deve receber a dose primeiro
De acordo com a secretaria estadual de saúde, o registro da vacinação será nominal e os técnicos deverão informar a data da volta para a segunda dose, quando a proteção estará completa.
O plano de vacinação em Pernambuco ainda conta com apoio da Secretaria de Defesa Social, que vai trabalhar para que as vacinas cheguem em segurança nos locais de aplicação. Quanto aos insumos para aplicação, a secretaria de saúde disse que o estado já possui 3,9 milhões de agulhas e seringas e que outras 2,8 milhões vão chegar ainda em janeiro, montante suficiente para os três primeiros meses de campanha.
O secretário de saúde, André Longo, afirmou que o estado está com tudo bem encaminhado para começar, mas que depende ainda do cronograma de entregas por parte do governo federal.
O comitê técnico de vacinação da Covid é formado por representantes do governo estadual, municípios, Fiocruz, além de infectologistas e pesquisadores.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Hemobrás atinge recordes históricos na coleta e aproveitamento de plasma
A previsão é encerrar o ano com 200 mil litros captados
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Hemope promove Semana do Doador em celebração dos seus 47 anos
Durante a semana, todos os oito hemocentros do Estado, espalhados do Litoral...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Pernambuco tem 11,7 mil casos de dengue confirmados e investiga outros 29 mil
Número de casos prováveis de dengue representa um aumento de 316,3% em...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro