Padre Airton Freire e funcionários tornam-se réus diante de denúncias de crimes sexuais
Após a aprovação da Justiça, espera-se que os advogados sejam notificados e preparem as defesas prévias nos processos

Foto: Reprodução / internet
O Padre Airton Freire, da Fundação Terra, e três de seus funcionários viraram réus por crimes contra a dignidade sexual. A informação foi confirmada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta segunda-feira (7). Após a aprovação da Justiça, espera-se que os advogados sejam notificados e preparem as defesas prévias nos processos.
Em nota, a assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que todo o processo ocorrerá em segredo de justiça, como forma de preservar a identidade das vítimas. Já a Polícia não esclareceu qual tipo de crime sexual foi atribuído aos indiciados - também sob o argumento do segredo de justiça
Durante operação que cumpriu mandados de busca e apreensão em Arcoverde no dia 14 de julho, Padre Airton foi preso preventivamente, mas no dia 22 do mesmo mês precisou ser internado após sofrer um princípio de acidente vascular cerebral (AVC). Atualmente, ele está em tratamento na UTI do Hospital Português, na capital. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde.
Os outros três envolvidos são o motorista Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos, que segue foragido; Landelino Rodrigues da Costa filho, de 34, que está detido; e outro funcionário que não teve o nome divulgado. Jailson foi denunciado foi denunciado por estupro pela personal stylist Sílvia Tavares de Souza, 53 anos.
O crime teria acontecido em agosto de 2022, durante um retiro espiritual. Silvia foi rendida e estuprada pelo motorista de Airton, enquanto ele assistia a tudo.
Já os indícios de envolvimento de Landelino com os crimes sexuais que foram investigados não foram revelados pela polícia. Ele está preso desde o dia 27 de julho.
Quanto ao terceiro funcionário, ele não teve a prisão preventiva decretada, mas vai responder pelo crime de falso testemunho.
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
João Campos, prefeito do Recife, processa posto de combustíveis com seu nome
Empreendimento na Zona Sul do Recife mudou de nome para "Posto Setúbal"
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Tribunal de Contas de Pernambuco realiza auditoria para análise de obras de dragagem em Suape
Primeira Câmara avaliou a execução e o monitoramento do Canal Externo do...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Aneel mantém bandeira verde na tarifa de energia para o mês de abril
Contas de luz seguirão sem cobranças extras
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Acidente envolvendo três veículos deixa cinco feridos em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco
Teste do bafômetro realizado pelos motoristas foi negativo
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Edifício que abrigou o INSS e está ocupado por movimento social será destinado à construção de habitação popular
Governo de Pernambuco garantiu auxílio de R$ 350 para famílias que...