Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

ONG Americas Amigas doa 40 exames de diagnóstico e detecção de câncer de mama no Recife


Por: REDAÇÃO Portal

Exames precisam ser agendados pelo site da ONG e acontecem em laboratórios indicados em dezembro

13/12/2024
    Compartilhe:

Exames precisam ser agendados pelo site da ONG e acontecem em laboratórios indicados em dezembro

Foto: José Cruz/Agência Brasil


A ONG Americas Amigas disponibiliza 40 exames de diagnóstico e detecção de câncer de mama que já estão sendo realizadas em laboratórios no Recife. Os exames são gratuitos e priorizam pessoas a partir dos 40 anos, em situação de vulnerabilidade. Não é necessário ter o pedido médico, mas a triagem vai priorizar mulheres que nunca tenham feito mamografia ou as que fizeram o procedimento há mais de um ano. Os interessados precisam fazer um cadastrar prévio pelo site da Américas Amigas e aguardar a confirmação do exame. O  câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres por câncer no Brasil2-  quando identificado e tratado no início, as chances de cura aumentam em 95%3. 

A Américas Amigas foi criada em 2009, com o propósito de contribuir para a redução de câncer de mama no Brasil, entre a população em vulnerabilidade social, e neste ano de 2024 foi considerada a melhor ONG de saúde, pelo Instituto Doar-Certificadora Social e Instituto Mundo que Queremos, entidades realizadoras do prêmio1. Nas últimas semanas realiza ações concomitantes em São Paulo, Campinas, Belém, Santarém e no Recife.

Em seus 15 anos de atuação, a Américas Amigas contabiliza 24 mamógrafos doados para serviços de saúde públicos e filantrópicos, cerca de 1,5 milhão de consultas e exames, além de promover mais de 36 mil horas de capacitação e treinamento para profissionais de serviços de saúde dedicados à detecção de câncer de mama. Por meio de ações próprias e em parceria com outras entidades, ao longo dessa década e meia, já prestou cerca de 3 milhões de atendimentos gratuitos diretos e indiretos para pessoas em vulnerabilidade social, em 26 estados e no distrito federal, incluindo áreas rurais, populações ribeirinhas e indígenas.  

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook