MST realiza protesto e bloqueia BR-428 em dois pontos no Sertão
Os protestos estão relacionados a uma reunião agendada para às 12h, na sede do Incra, em Recife

Foto: Reprodução / PRF
O Movimento Sem Terra (MST) realiza neste momento um protesto na BR 428, bloqueando a via em dois pontos do Sertão pernambucano: em Petrolina, no km 148, e em Santa Maria da Boa Vista, no km 91. De acordo com o dirigente do MST em Petrolina, Florisvaldo Araújo, os protestos estão relacionados a uma reunião agendada para às 12h, na sede do Incra, em Recife. Entre outras pautas, o movimento demanda a recriação do Incra naquela cidade.
"O fechamento da BR-428 em Petrolina e em Santa Maria da Boa Vista são justamente para, primeiro, pautar a questão da abertura do INCRA em Petrolina. Já tem mais de seis anos que toda essa região do Perímetro do São Francisco não tem superintendência. O INCRA não tem autonomia para avançar na pauta da reforma agrária. Só em Petrolina são mais de três mil famílias aguardando", afirmou.
De acordo com Florisvaldo, o protesto será finalizado assim que a reunião for iniciada no Recife. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitora as interdições. O MST invadiu, pela terceira vez, o território da Embrapa Sertão, que segundo o movimento, estava improdutivo. O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que a recriação do INCRA em Petrolina já é um compromisso firmado.
“Nós temos um compromisso de abrir um escritório em Petrolina, o presidente do INCRA já anunciou esse compromisso. E por último, nós também temos um compromisso de assentar famílias no perímetro de irrigação para, de uma maneira muito assistida, do ponto de vista técnico, poder integrar esse pessoal na produção de frutas, que é tão bem sucedida”, alegou.
O ministro também havia afirmado que todas as pautas reivindicadas pelo MST em Petrolina haviam sido atendidas, o que o movimento nega.
Participam da reunião na sede do Incra, no Recife, representantes do MST, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do INCRA, da Codevasf e da Embrapa.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Bombeiros reforçam segurança nas praias durante a Semana Santa em Pernambuco
Olinda, Recife e Jaboatão recebem mais guarda-vidas e embarcações para...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
APL homenageia Marcos Vilaça em Sessão da Saudade nesta segunda
Cerimônia celebra legado do advogado, jornalista e poeta, falecido em...
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Apagão atinge 11 cidades do Agreste de Pernambuco; Neoenergia aponta falha da Chesf
Desligamento em subestação de alta tensão em Tacaimbó provocou queda de...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco
O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Em Pernambuco, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 4,6% em 2025
O levantamento, realizado pelo IBGE, prevê uma produção de 192.391...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Governo de Pernambuco abre 725 vagas para profissionais da educação; confira
Há vagas para diversas especialidades na Educação, em várias cidades do...