Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Luto

Morre, aos 92 anos, Zé do Mestre, pernambucano referência no artesanato em couro


Por: REDAÇÃO Portal

Artista salgueirense faleceu no Recife por complicações de saúde associadas à idade

25/03/2025
    Compartilhe:

Artista salgueirense faleceu no Recife por complicações de saúde associadas à idade

Foto: Reprodução/g1 Petrolina e Região

O artesão e vaqueiro José Luiz Barbosa, conhecido como Zé do Mestre, faleceu nesta segunda-feira (24), em Recife, aos 92 anos. Ele estava internado em um hospital na capital pernambucana por complicações de saúde associadas à idade. Natural de Salgueiro, no Sertão, Zé do Mestre foi um dos nomes mais importantes do artesanato em couro, tendo dedicado parte de sua vida à produção das roupas sertanejas.

José Luiz Barbosa vivia na Fazenda Cacimbinha, há 14 km de Salgueiro, onde aprendeu a criar peças como o gibão, guarda-peito, perneiras, luvas, arreios e chicotes.  Personalidades como Luiz Gonzaga, o Papa João Paulo II e diferentes governadores adquiriram peças de Zé do Mestre, que chegou a ter o trabalho integrado a acervos de colecionadores particulares e de museus, a exemplo do Missionário Etnológico, em Roma. 

José Luiz Barbosa era casado com Antônio de Brito Barbosa, conhecida como Dona Toinha, que o auxiliava na produção das peças de couro. O casal teve dez filhos. Dentre eles, Irineu do Mestre, que seguiu com a tradição artesanal.

O velório de Zé do Mestre acontece no Cemitério Memorial SAF de Salgueiro nesta terça-feira (25), e o velório está previsto para ocorrer às 16h. Em homenagem ao artesão, a prefeitura de Salgueiro decretou luto oficial de três dias. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook