Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a meningite

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Por ser uma doença considerada grave e contagiosa, principalmente em relação a magnitude da ocorrência e o grande potencial de surtos, a vacinação é essencial no combate à meningite.

19/10/2022
    Compartilhe:

Por ser uma doença considerada grave e contagiosa, principalmente em relação a magnitude da ocorrência e o grande potencial de surtos, a vacinação é essencial no combate à meningite.

Foto: Reprodução / G1

Com o aumento expressivo no número de casos de meningite no estado de São Paulo, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a doença. Em Pernambuco, a cobertura vacinal da meningocócica C, a mais comum no Brasil entre as meningites bacterianas, está em 51,84%.

Por ser uma doença considerada grave e contagiosa, a vacinação é essencial no combate à meningite, sendo a forma mais eficaz de prevenção.  Das recomendadas, sete encontram- se disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais de 49 mil salas de vacinação espalhadas por todo o país.

Pensando nisso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está disponibilizando a vacina meningocócica C para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. Outra vacina que também está sendo ofertada é a  meningocócica ACWY, para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade.

Além disso, a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A iniciativa visa diminuir o número de portadores da bactéria na nasofaringe.

Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook