Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ministério da Saúde confirma primeiro óbito fetal por Oropouche em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Outros oito casos de Oropouche em fetos estão sendo investigados

03/08/2024
    Compartilhe:

Outros oito casos de Oropouche em fetos estão sendo investigados

Foto: Reprodução/ g1

O primeiro caso de óbito fetal causado por Febre do Oropouche foi confirmado em Pernambuco pelo Ministério da Saúde. A gestante tem 28 anos de idade, estava na 30ª semana de gestação e a transmissão do vírus foi vertical, ou seja, passada da mãe para o bebê. Em Pernambuco, já haviam sido identificadas mortes de fetos que estavam infectados pelo vírus, mas ainda não havia nenhuma confirmação de que a causa da morte teria sido Oropouche. 

A Febre do Oropouche é um vírus transmitido pelo mosquito conhecido popularmente como maruim. A doença tem alguns sintomas em comum com a dengue, a zika e a chikungunya, como febre e dor muscular, mas também pode causar dor de cabeça mais intensa e diarreia.  No fim de julho, foi confirmado que duas mulheres da Bahia morreram por Oropouche. Antes disso, não havia nenhuma confirmação de que a doença poderia ser fatal. 

Após esta primeira confirmação de óbito fetal, outros oito casos de Oropouche em fetos estão sendo investigados, sendo quatro também no Estado de Pernambuco, três no Acre e um na Bahia. 

Em um seminário realizado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco nesta última semana, a secretária estadual Zilda Cavalcanti afirmou que os centros de pesquisa, como a Fiocruz e o Laboratório Central de Pernambuco, já estavam voltando toda a atenção para a ligação do vírus do Oropouche com a morte dos fetos.  

Com esta primeira confirmação, o Ministério da Saúde reforçou as orientações para previnir a infecção do vírus, que são: evitar áreas com muitos mosquitos, usar roupas que cubram o corpo, não deixar água parada e manter a casa limpa. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook