Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições

“Minha candidatura na direita é a única lúcida”, afirma Tecio Teles em sabatina CBN Recife/Fiepe


Por: REDAÇÃO Portal

Durante o "Diálogo da Indústria", Tecio falou sobre temas como empreendedorismo, segurança, saúde e saneamento

03/09/2024
    Compartilhe:

Durante o

Foto: Mayara Amancio/CBN Recife

O candidato a prefeito do Recife Tecio Teles (Novo) participou da sabatina promovida pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), em parceria com a CBN Recife, nesta terça-feira (3). Tecio aproveitou o espaço para destacar o papel da indústria no estado e criticar as últimas gestões que passaram pela Prefeitura do Recife. 

Durante a apresentação, Tecio Teles voltou a dizer que os governos do PSB/PT - em 24 anos - deixaram diversos problemas para o Recife, em áreas como trânsito, emprego e habitação. Sobre a viabilidade da sua candidatura, Tecio declarou que é recorrentemente questionado. No entanto, assegurou:

“Minha candidatura na direita é a única lúcida”, em clara referência a Gilson Machado (PL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro na capital pernambucana, e que figura na segunda posição, com cerca de 6%, nas últimas pesquisas divulgadas.

Ouça a sabatina completa mediada por Aldo Vilela, âncora da CBN Recife

Violência e Segurança Pública

Tecio Teles acredita que a Prefeitura do Recife precisa participar ativamente da segurança pública, ainda que essa seja prerrogativa do governo estadual. Para o candidato, que disse ter primeiro sugerido o treinamento e armamento da guarda municipal, a capital só deve desenvolver o turismo se conseguir melhorar a segurança.

“As pessoas não ficam mais no Recife. Antes a gente tinha um atrativo, que era a praia de Boa Viagem, mas pelos ataques de tubarão as pessoas acabam escolhendo outras praias. Poucas cidades no mundo tem um centro como o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus (...), mas as pessoas não ficam na nossa cidade. (...) A gente não tem como fazer turismo na nossa cidade sem oferecer o mínimo de segurança”, afirmou o candidato.

Além de armar a guarda municipal, Tecio declarou que vai colocar viaturas da guarda municipal nas pontes e centros de fluxo. No trânsito, Teles afirma ser fundamental criar uma cultura de tolerância na Guarda Municipal, permitindo que os agentes atuem na função de proteção e não de punição. 

Iniciativa privada

Questionado sobre a participação do setor privado em seu governo, Tecio Teles (Novo) afirmou ser completamente favorável, e apresentou iniciativas já elaboradas. Ele ainda utilizou o espaço para mencionar o caso das creches no município - as quais, segundo apuração da Marco Zero Conteúdo, serviriam para atender demandas políticas da atual gestão. Os candidatos Gilson Machado (PL) e Dani Portela (PSOL) também repercutiram o tema nos últimos dias.

“O estado não tem condições de fazer tudo, se metendo de estradas a telecomunicações. (...) Os governos (de esquerda) que estão aí defendem um estado maior e não parcerias público-privadas. Eu sou totalmente favorável ao máximo possível de parcerias público-privadas”, comentou Tecio Teles (Novo), que apontou como proposta colocar o 1º e 2º andar do edifício-sede da PCR para atender os empreendedores.

Com as parcerias firmadas, Tecio acredita que será possível zerar a fila de exames por meio de laboratórios privados - pagos pelo município por meio de edital de credenciamento. Já na educação, as vagas de creche poderão ser complementadas por entidades do ensino privado.

Saneamento e Arboviroses

O candidato do Novo a prefeito do Recife destacou que é favorável ao Marco Legal do Saneamento, votado contrariamente por João Campos (PSB) enquanto deputado federal - o que Teles fez questão de reforçar. Também propondo utilizar empresas privadas para conseguir ampliar a cobertura do saneamento, o candidato disparou:

“Nós temos quase 500 anos, e a nossa incapacidade de gestão é tamanha que em 500 anos a gente conseguiu cobrir (cerca de) 50% de cobertura de esgoto. (...) E isso tem implicação direta na temática de saúde pública”.

Teles mencionou uma visita que fez, no último domingo (1º), à comunidade Dancing Days, na Imbiribeira, apontando ter visto esgoto a céu aberto na região. 

Também questionado sobre meio-ambiente, Tecio Teles acredita que é preciso criar uma cultura de educação, nas escolas, sobre preservação. E falou em ampliar a participação da PCR, junto ao setor privado, na busca por permitir maior acesso à rede coletora de esgoto.

Infraestrutura

Segundo, Tecio o empréstimo de R$ 2 bilhões feito pela PCR com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos estruturantes não foi suficiente. 

“O que a gente precisa entender é que dinheiro tem, mas precisa ser priorizado (o recurso). A dona de casa iria fazer a calçada ou ajustar um vazamento no banheiro, uma telha caindo? (...) O Recife tem desafios como pessoas morando em palafitas”, concluiu Tercio ao mencionar os gastos feitos pela gestão municipal com propaganda. 

Negócios

Citando o Recife enquanto cidade que dificulta abertura de negócios, Tecio Teles (Novo) afirmou que pretende buscar alternativas para facilitar a chegada e instalação de novos empreendimentos, especialmente para os pequenos comerciantes.

“Você que quer abrir uma gráfica, que é uma atividade de baixo risco, ficará dispensado de alvará, licença, taxa de bombeiro. A gente passa a ter um estado que favorece a quem quer empreender e gerar emprego. (...) A gente precisa aumentar o rol das atividades que compõem a lei da liberdade econômica”, disse o candidato do Novo.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook