Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco já foram recolhidas 489 toneladas de de resíduos de petróleo no litoral do estado.
Foto: Reprodução/TV Globo
Nesta quarta-feira (23), as manchas petróleo cru que até então atingiam apenas o litoral Sul de Pernambuco, chegaram ao litoral Norte. As praias atingidas foram Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes e a praia do Janga no município de Paulista. Com o apoio das prefeituras, voluntários e das forças armadas, foi realizada a retirada do material contaminante até o fim da manhã em ambas as praias.
O secretário de desenvolvimento e sustentabilidade de Jaboatão dos Guararapes Sidnei Aires, pontuou que quando foi detectado o óleo na praia de Barra de Jangada, ocorreu a mobilização imediata das equipes e dos voluntários para impedir a contaminação do rio Jaboatão.” Quando o óleo foi detectado na praia de Barra de Jangada, as equipes foram mobilizadas logo pela manha realizar a retirada do óleo e até o fim da manhã foi realizada a remoção total dos resíduos” afirmou. Sidnei disse ainda que foi realizada a interdição da praia para evitar que os banhistas utilizassem a praia, afim de evitar a contaminação.” Contamos com o apoio da associação de pescadores, da associação de parapente motorizado, além de uma boia de contenção para evitar a contaminação do rio Jaboatão. Interditamos a praia para que a maré que esta subindo, consiga limpar a água” comentou o secretário. Já na praia do Janga a mancha foi localizada às 10h e tinha cerca de 100 metros de extensão. De acordo com o gestor ambiental da Coordenadoria de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Prefeitura de Paulista, Herbert Andrade, o sucesso na limpeza se deve a ajuda de voluntários e ao comitê montado no município desde a quinta passada.”O óleo chegou aqui pela manhã e imediatamente fizemos a interdição da praia. Desde a quinta passada estamos com um comitê de crise montado para auxiliar nas operações de retirada do petróleo. Além da ajuda de voluntários, o Corpo de Bombeiros, a CPRH e o Exército tem nos ajudado. Em meio ao caos, não registramos animais marinhos mortos, mas esse fato só poderá ser confirmado após a maré baixar” pontuou.
Confira no play acima a entrevista completa de Herbert Andrade e Sidnei Aires para o CBN Total desta quarta-feira (23)
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/11/2024
Metrô do Recife: Passageiro fica com perna presa entre trem e plataforma
Não há informações sobre o estado de saúde da vítima que não teve o...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pernambucana aprovada em universidade dos EUA busca apoio para realizar sonho
Desde julho, quando recebeu a notícia da aprovação, a pernambucana tem se...