Mamógrafo Móvel do Recife disponibiliza 3.120 exames em novembro
Exames serão ofertados em 36 pontos descentralizadas, sem necessidade de agendamento
Foto: Inaldo Lins/PCR
A Secretaria de Saúde do Recife, através do programa Mamógrafo Móvel, oferece, durante o mês de novembro, 3.120 mamografias gratuitas, sem a necessidade de agendamento prévio. A ação visa fortalecer o rastreamento do câncer de mama e facilitar o diagnóstico precoce. Mulheres e homens trans entre 50 e 69 anos, residentes do Recife, podem realizar o exame, bastando levar documento de identidade e comprovante de residência a um dos 36 pontos descentralizados espalhados pela cidade. A relação completa dos locais está disponível no link: https://bit.ly/MamografoNovembro24.
O serviço estará disponível de segunda a sábado, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, e capacidade para 40 exames por turno. Além de unidades de saúde, o Mamógrafo Móvel será posicionado em associações comunitárias, escolas e conjuntos habitacionais para facilitar o acesso aos exames. Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias. É importante lembrar que a mamografia é o único exame eficaz comprovado na redução da mortalidade por câncer de mama em mulheres de risco padrão.
Quem não se enquadrar na faixa etária de risco, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, deverá ter solicitação de um profissional da Atenção Básica, que fará o agendamento pelo Sistema de Regulação.
PREVENÇÃO- É fundamental prestar atenção às características naturais das mamas no dia a dia, a fim de notar possíveis alterações suspeitas. Sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; coloração avermelhada na pele da mama ou aspecto semelhante à casca de laranja; modificações no mamilo; secreção espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados. Além da realização periódica do exame clínico e da mamografia, a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, quando possível, amamentar, contribui para a redução do risco de desenvolver a doença.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Hospital das Clínicas desenvolve ferramenta para planejamento de cirurgias
Objetivo é reduzir cancelamentos desnecessários de cirurgias