Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Mais de 70 crianças seguem na fila de espera por vagas na UTI Infantil em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Na segunda-feira, 08, eram exatamente 83 crianças à espera de uma vaga. Dessa forma, em 24 horas, cinco crianças conseguiram ser encaminhadas a algum leito

09/05/2023
    Compartilhe:

Na segunda-feira, 08, eram exatamente 83 crianças à espera de uma vaga. Dessa forma, em 24 horas, cinco crianças conseguiram ser encaminhadas a algum leito

Foto: Reprodução/g1

Pernambuco tem atualmente mais de 78 crianças na fila de espera por vagas nas Unidade de Terapias Intensivas (UTIs) infantis do Estado Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As informações foram atualizadas pela da Central de Regulação de Leitos, órgão ligado à Secretaria de Saúde, na manhã desta terça-feira, 09.

Na segunda-feira, 08, eram exatamente 83 crianças à espera de uma vaga. Dessa forma, em 24 horas, cinco crianças conseguiram ser encaminhadas a algum leito.

Para reverter a situação, a Secretaria Estadual de Saúde informou que até o final desta semana ativará 50 novas vagas em UTIs, e mais 35 até o final do mês, totalizando assim 85 leitos.

Ainda nesta segunda, foram abertos 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) no Hospital Otávio de Freitas (HOF) e outros 10 leitos de UTI no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, as vagas desta semana serão para hospitais do Grande Recife, da Zona da Mata e do Sertão do estado. 

A Central de Regulação de Leitos de Pernambuco afirmou também que foi elaborado um plano de ação para garantir o atendimento às crianças, com o objetivo de evitar óbitos como os que ocorreram neste mesmo período no último ano, também porque a rede de saúde para atendimento deste público estava sobrecarregada.

A Secretaria Estadual de Saúde pontuou ainda, através de nota, que o período de abril a junho é sazonal para doenças respiratórias, como o vírus sincicial. 

Normalmente, dados sobre crianças em fila de espera, estariam disponíveis no Painel de Acompanhamento da COVID-19 em Pernambuco, mas quando acessado, o site informa que a atualização de dados na plataforma foi descontinuada “diante a diminuição de casos graves [da doença]”.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook