Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Maio Vermelho e a conscientização para prevenção e diagnóstico do câncer de boca

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico quanto para lesões simples e também em casos mais complexos.

30/05/2023
    Compartilhe:

Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico quanto para lesões simples e também em casos mais complexos.

Maio é o mês de prevenção do câncer de boca, que afeta os lábios e o interior da cavidade oral.  É um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal, gengivas, bochechas, palato e a língua. Em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta com o Cirurgião-Dentista a cada seis meses é o ideal para sua avaliação e prevenção.

O diagnóstico precoce é o principal fator para cura da doença, o que representa 95% de chance de cura. Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%. O médico oncologista, Leonardo Arcoverde, explica as formas de prevenção e como ficar atento aos primeiros sintomas.

Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico quanto para lesões simples e também em casos mais complexos. Alguns fatores aumentam o risco do câncer de boca como exposição ao sol sem proteção que representa risco importante para o câncer de lábios, excesso de gordura corporal, exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico, está associada ao desenvolvimento de câncer de boca.

Além de boa higiene bucal, cuidados simples como evitar o fumo; o alto consumo de bebidas alcoólicas; usar preservativo na prática do sexo oral; manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas; estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca são essenciais para evitar a doença.

Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook