Vice-presidente do Cremepe ressalta a importância das pessoas considerarem a gravidade do problema e adotarem as medidas preventivas necessárias para evitar a superlotação dos hospitais
Devido à superlotação das unidades de terapia intensiva (UTI), o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) divulgou uma recomendação com a definição de critérios de prioridade de internação dos pacientes infectados com coronavírus. O documento orienta que devem ser priorizados os pacientes com Covid-19, em estado grave, que tenham a maior chance de sobrevivência. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o vice-presidente do Cremepe, Maurício Matos, destacou que, apesar dos esforços das secretarias estaduais e municipais de saúde para a ampliação de leitos e equipamentos, a demanda está, cada vez mais, superando a capacidade dos centros hospitalares. “É uma recomendação que visa à tentativa de salvar o maior número de vidas, otimizando o uso desse recurso, que é da manutenção do paciente em uma UTI, com todos os equipamentos necessários”, afirma Maurício.
Ainda na oportunidade, o vice-presidente apontou que todas as projeções indicam que o mês de maio será o mais crítico. Ele ressaltou a importância das pessoas terem a consciência da gravidade do problema e usarem todas as formas de combate ao vírus para evitar a superlotação dos hospitais, que já está constante. “Se todos adoecerem ao mesmo tempo, a quantidade de pessoas que vai morrer, vai ser algo absurdo, mas ao passo que as pessoas se contaminam, de forma mais lenta, vai dar tempo do estado abrir mais leitos, ter mais capacidade de atender e salvar mais vidas. Mais do que nunca, a gente tem que aumentar os esforços para não adoecermos”, recomenda Matos.
Confira outras informações na entrevista completa com Maurício Matos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Hospital das Clínicas desenvolve ferramenta para planejamento de cirurgias
Objetivo é reduzir cancelamentos desnecessários de cirurgias