Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Justiça decreta prisão preventiva para PMs acusados de favorecer traficantes no Recife


Por: REDAÇÃO Portal

A decisão é da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital

15/01/2025
    Compartilhe:

A decisão é da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital

Foto: Victória Viana/TJPE

A Justiça pernambucana acatou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra os cinco policiais militares acusados de favorecer traficantes no Recife, e converteu a prisão temporária de todos os investigados em prisão preventiva. Valter Mendonça de Azevedo, de 49 anos; Artur Luiz Silva Sampaio Cabral, de 33; José Tarcísio de Carvalho Pereira, de 42; Rayner Thainan Ferreira Santos, de 31; e Ivison Francisco Alves Júnior, de 42 anos, são suspeitos de integrar a quadrilha dos traficantes Thiago e Bruno Teixeira de Oliveira - chamados de "Gêmeos de Santo Amaro".

A decisão é da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital. De acordo com a investigação do Ministério Público, que desencadeou a Operação Blindados, apenas Ivison Francisco atuaria diretamente na venda de entorpecentes. Os outros agentes de segurança são acusados de prestar serviços à organização criminosa, como proteger os traficantes, deixá-los a par de operações policiais, não fazer flagrantes em áreas dominadas pelo grupo, e até mesmo colocar viaturas à disposição.

A investigação também apontou para um possível pagamento de propina aos policiais. Todos negaram os crimes, e rechaçaram as acusações de qualquer tipo de envolvimento com os "Gêmeos de Santo Amaro".

A juíza Andrea Calado da Cruz também decretou a prisão preventiva para Sales Vinícius Barros de França Silva, Lázaro Henrique Barros de França Silva, Thiago Gonçalves de Brito, Kethnen Yasmim Silva de Andrade e Bruno Ricardo Silva Rego, que atuariam como contadores, distribuidores e traficantes. Eles não têm nenhum envolvimento com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Uma outra acusada, Mariana Valéria Pires Ferreira de Oliveira, teve decretada a prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, por estar grávida.

Procurado pela reportagem da CBN Recife, o Tribunal de Justiça de Pernambuco explicou que os acusados, agora réus no processo, vão responder por associação para o tráfico e organização criminosa armada. Dois suspeitos também responderão por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A organização criminosa chefiada pelos "Gêmeos de Santo Amaro" disputa o tráfico de drogas na região central do Recife, e também pode estar ligada a homicídios na região. Agora, os cinco policiais militares foram instados pela juíza Andrea Calado da Cruz a apresentar todos os elementos que contribuam para suas defesas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook