Ao todo, 750 adolescentes estão sendo recrutados em dez centros de pesquisa

Foto: G1
Voluntários adolescentes, com idades de 12 a 17 anos de idade, estão sendo recrutados pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, para participar dos testes da primeira vacina contra a Chikungunya. No Brasil, o estudo é encabeçado pelo Instituto Butantan, que irá produzir as doses no País, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com participação de Universidades, como a Federal de Pernambuco. No Recife, os voluntários estão sendo convocados pelo Instituto Autoimune, Ao todo, 750 adolescentes estão sendo recrutados em dez centros de pesquisa.. A expectativa é que a partir de 2024, se obtenha a autorização do uso dessa vacina.
Nos Estados Unidos, o imunizante já se mostrou seguro e eficiente em pesquisa realizada com 4.115 adultos, e se encontra em fase final de aprovação no órgão regulador norte-americano. O médico infectologista, Raphael dos Anjos, explica como o vírus é transmitido.
Nos Estados Unidos, o imunizante já se mostrou seguro e eficiente em pesquisa realizada com 4.115 adultos, e se encontra em fase final de aprovação no órgão regulador norte-americano. Para fazer parte da pesquisa, os interessados devem fazer o cadastramento no formulário do instituto, disponível aqui. É obrigatório para participar dos testes, a autorização dos pais ou responsáveis. Após consultas médicas e exames laboratoriais para constatar se o voluntário está apto.
O médico infectologista, Raphael dos Anjos, detalha a importância do surgimento do imunizante contra a Chikungunya.
Uma parte dos voluntários vai receber o imunizante e a outra parte vai receber uma substância sem efeito. Durante o período de testes, o adolescente será monitorado pela equipe multidisciplinar da Unidade de Pesquisa, contando com um médico 24h horas por dia, para tirar dúvidas e avaliar efeitos colaterais. A expectativa é que até o começo de 2023, os dados sejam compartilhados com a Anvisa, e que, a partir de 2024, as informações sejam suficientes para decidir a autorização do uso dessa vacina.
Ouça a matéria de Guilherme Camilo sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Secti-PE estende prazo para os editais de Redes de Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS
Expectativa é que resultados impactem diretamente na qualidade do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Pernambuco amplia rede pediátrica com 34 novos leitos para tratar doenças respiratórias
Expansão beneficia hospitais na Zona da Mata e no Sertão, reforçando...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeitura do Recife disponibiliza dois mil exames gratuitos de mamografia no mês de abril
Ação é destinada a mulheres e homens trans, com idade entre 50 e 69 anos,...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, forma primeira residente em Geriatria
Programa de Residência Médica da unidade, pioneira no Norte e Nordeste,...