Ineficiência do sistema imunológico e redução muscular tornam o idoso mais vulnerável ao coronavírus
Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que o grupo de risco apresenta um índice maior de letalidade

No Brasil, cerca de 15% da população é composta por idosos, em média 30 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério de Saúde, a Covid-19 tem um índice de letalidade maior nessa população, que representa o grupo de risco na pandemia do novo coronavírus.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, a médica clínica e geriatra, Andréa Figueiredo, explicou que diversos fatores contribuem para que o idoso seja mais vulnerável à doença, mas os principais são a diminuição da eficiência do sistema imunológico e a redução da força muscular. “O sistema imunológico das defesas dele fica menos forte quando vem um vírus. Então, na hora de combater, ele não é tão eficiente quanto uma pessoa mais jovem. Já a falta de força muscular pode resultar numa disfunção respiratória”, esclarece a médica.
Confira outras informações na entrevista completa com Andréa Figueiredo, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Secti-PE estende prazo para os editais de Redes de Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS
Expectativa é que resultados impactem diretamente na qualidade do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Pernambuco amplia rede pediátrica com 34 novos leitos para tratar doenças respiratórias
Expansão beneficia hospitais na Zona da Mata e no Sertão, reforçando...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeitura do Recife disponibiliza dois mil exames gratuitos de mamografia no mês de abril
Ação é destinada a mulheres e homens trans, com idade entre 50 e 69 anos,...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, forma primeira residente em Geriatria
Programa de Residência Médica da unidade, pioneira no Norte e Nordeste,...