Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital Pelópidas Silveira alerta para prevenção de AVC em ação educativa


Por: REDAÇÃO Portal

Pacientes e acompanhantes receberão informações sobre os principais fatores de risco e a importância da prevenção

28/10/2024
    Compartilhe:

Pacientes e acompanhantes receberão informações sobre os principais fatores de risco e a importância da prevenção

Foto: Divulgação

Pernambuco registra, em média, 1,5 mil mortes anuais causadas por acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Apenas no primeiro semestre deste ano, já foram contabilizadas 786 mortes pela doença, caracterizada pela obstrução ou rompimento de vasos que irrigam o cérebro.

Como forma de alerta, o Hospital Pelópidas Silveira, realiza,  no Dia Mundial do AVC, nesta terça-feira (29), uma ação educativa no ambulatório. Pacientes e acompanhantes receberão informações sobre os principais fatores de risco e a importância da prevenção para evitar a doença, que pode ser fatal ou deixar sequelas graves.

De acordo com o neurologista, Luis Felippe Barros, o AVC isquêmico, o tipo mais comum e responsável por 85% dos casos, ocorre quando uma artéria é obstruída, interrompendo o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Já o AVC hemorrágico é causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, o que leva à hemorragia no cérebro. Os principais fatores de risco incluem hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade, tabagismo e sedentarismo, e, de acordo com especialistas, cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com controle desses fatores.

Entre os sintomas de AVC estão dor de cabeça intensa e repentina, alterações na fala e no equilíbrio, fraqueza em um lado do corpo e dificuldade de movimento. A reabilitação também desempenha um papel importante para tratar as sequelas, com fisioterapia e fonoaudiologia como pilares da recuperação.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook