Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, notifica à SES-PE o primeiro óbito suspeito por arbovirose em Pernambuco em 2022

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O material coletado da paciente de 13 anos, falecida no último domingo (17), foi encaminhado para o LACEN/PE. O laboratório será o responsável por sinalizar o positivo ou negativo para dengue hemorrágica

19/04/2022
    Compartilhe:

O material coletado da paciente de 13 anos, falecida no último domingo (17), foi encaminhado para o LACEN/PE. O laboratório será o responsável por sinalizar o positivo ou negativo para dengue hemorrágica

Foto: G1

Foi notificado à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), pelo Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado na cidade de Caruaru, a primeira morte suspeita devido à arboviroses em Pernambuco ocorrida em 2022. A paciente de 13 anos veio à óbito na noite do último domingo (17) após uma piora progressiva.

Ela havia sido transferida da UPA Estadual Dr. Horácio Florêncio, também em Caruaru, para o HMV no último sábado (16). A paciente já apresentava, há três dias, — isto é, desde a última quarta-feira (13) — os sintomas de febre, vômito, dores nas articulações, erupções na pele e coceira.

Segundo o HMV, a jovem chegou ao hospital em estado geral regular, desidratada, ativa, consciente e orientada, e com inchaço nos membros inferiores. Ela ficou internada, em observação, foi medicada e teve material coletado para a realização de exames.

No domingo à tarde, a paciente começou a apresentar piora progressiva, hipotensão grave (queda muito grande da pressão arterial), e foi entubada. Após isso, ela teve uma parada cardiorrespiratória e veio à óbito por volta das 19h.

De acordo com a nota emitida pelo HMV, “além dos sintomas característicos e suspeitos para dengue hemorrágica, a paciente apresentava alteração no exame de urina. Foi feita a coleta de sangue que será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE) para pesquisa de arbovirose”.

A CBN Recife entrou em contato com o Hospital Mestre Vitalino para saber o prazo de resposta do LACEN/PE quanto ao positivo ou negativo para dengue hemorrágica — que é a suspeita de diagnóstico do hospital sobre a paciente; a resposta é de que não há prazo determinado.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook