Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital da Restauração reduz infecções nas Unidades de Terapia Intensiva

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Redução de infecções nas UTIs resultou na economia e melhor assistência à saúde para o SUS.

14/06/2023
    Compartilhe:

Redução de infecções nas UTIs resultou na economia e melhor assistência à saúde para o SUS.

Foto: Reprodução/TV Globo

O Hospital da Restauração (HR), localizado no Derby e vinculado à Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), alcançou uma redução significativa de mais de 30% no número de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos últimos 18 meses. Os resultados foram divulgados pela equipe do Projeto Saúde em Nossas Mãos, vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

No HR, as três UTIs gerais - A e B há 18 meses, e C há oito meses - participaram do projeto com orientação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Três principais infecções estão sendo avaliadas nessas áreas e já apresentaram resultados acima do mínimo estabelecido. A redução dos casos de Pneumonia Associada à Ventilação nas UTIs A e B foi de 57%, enquanto na UTI C foi de 49%. Em relação às Infecções do Trato Urinário, as UTIs A e B registraram uma diminuição de 54%. Também houve queda de 29% e 21% nas Infecções Primárias de Corrente Sanguínea Laboratorialmente Definida nas UTIs A e B, respectivamente.

Além dos benefícios diretos à saúde dos pacientes, a mudança de comportamento também refletiu na saúde financeira do hospital, uma vez que a redução das infecções significa redução de gastos. Para cada R$1,15 investido na prevenção de IRAS, há uma economia de R$4,15.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook