Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Hospital Barão de Lucena regulariza abastecimento de bolsas para assistência de pacientes ostomizados


Por: REDAÇÃO Portal

Unidade recebeu 2.630 bolsas, totalizando pouco mais de 10,6 mil em uma semana

18/09/2024
    Compartilhe:

Unidade recebeu 2.630 bolsas, totalizando pouco mais de 10,6 mil em uma semana

Foto: Divulgação

Mais 8 mil bolsas de ostomia foram entregues no Hospital Barão de Lucena (HBL), na última terça-feira (17). O quantitativo, que beneficiará os pacientes cadastrados junto ao Programa de Ostomizados, já está sendo dispensado aos pacientes, de acordo com a especificação de cada um. Na quarta-feira passada (11), a unidade recebeu 2.630 bolsas, totalizando pouco mais de 10,6 mil em uma semana. Para os próximos dias, estão previstas a chegada de mais 6 mil bolsas.  

No Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (18), foi publicado um aviso de intenção para contratação de empresa especializada para fornecimento de bolsas de ostomia – grupo VI, para o atendimento à demanda do HBL. “Além da chegada das bolsas de ostomia, já iniciamos os atendimentos ambulatoriais, visando à reconstituição do trânsito intestinal dos pacientes aptos. O próximo passo será a implementação de sistema informatizado para o controle das demandas de todos os pacientes do estado”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.  

Na última segunda-feira (16), a unidade iniciou os atendimentos ambulatoriais visando à reavaliação dos pacientes ostomizados. As consultas, realizadas por cirurgião oncológico, buscam identificar os pacientes aptos para reconstrução de trânsito — cirurgia que permite a remoção da ostomia e a devolução para o paciente de um trânsito intestinal habitual. Um paciente ostomizado é aquele que passou por uma intervenção cirúrgica — abertura de orifício na região abdominal, chamada de estoma — para possibilitar uma saída para produção de urina e/ou fezes.  

O Barão de Lucena é considerado um serviço especializado para o acompanhamento desses pacientes. Atualmente, 3 mil pacientes estão cadastrados junto ao Programa de Ostomizados na unidade hospitalar. Outros 465 pacientes ostomizados são acompanhados em Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e mais 252 no Hospital Regional do Agreste (HRA).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook