A média, de acordo com o Instituto, é de cinco tiroteios por dia

Foto: Reprodução/G1
O Grande Recife chegou ao marco histórico de 1.000 disparos por arma de fogo em 2023. Este é o resultado do levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado, que registrou o milésimo tiro no dia 23 de julho.
A média, de acordo com o Instituto, é de cinco tiroteios por dia. Até o marco de 1.000 disparos, 1.140 pessoas foram baleadas: 812 morreram e 328 ficaram feridas. Em 97% dos casos, houve mortos e/ou feridos. A pesquisa chama a atenção para os casos identificados com informações sobre cor, raça e gênero. Dos 504 registrados, 365 dos baleados eram negros e 139 eram brancos.
O levantamento identificou que, dos baleados, cinco eram crianças (duas mortas e três feridas), 51 adolescentes (34 mortos e 17 feridos), 1.050 adultos (752 mortos e 298 feridos) e nove idosos (seis mortos e dois feridos). Houve ainda 27 pessoas mortas e outras sete feridas com idade não informada. E um bebê morto a tiros quando ainda estava no útero.
A pesquisa revelou que o Recife foi o município mais afetado pelo marco, com 38% dos registros. Foram 378 tiroteios, com 286 mortos e 136 feridos. Em seguida, está Jaboatão dos Guararapes, com 197 tiroteios, 172 mortos, 61 feridos e sendo Muribeca e Barra de Jangada os bairros mais violentos, com 27 e 25 tiroteios, respectivamente.
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/04/2025
Estado divulga Programa Terra Plantar com investimentos de R$ 200 milhões para agricultura familiar
Objetivo é fortalecer todas as regiões de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 10/04/2025
Justiça absolve ex-secretário Pedro Eurico de acusações de esturpro contra ex-esposa
A decisão foi tomada pela 2ª Câmara Criminal do TJPE, nesta terça-feira...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Defensoria Pública pede impugnação da compra do Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife
Essa é a segunda impugnação apresentada contra a compra do Holiday pela DG...
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens é oficializado pelo Governo Federal nesta terça
Portaria tinha sido lançada inicialmente em setembro de 2024
- Por REDAÇÃO
- 05/04/2025
Ex-prefeito de Tamandaré é multado pelo TCE por pagar trabalhadoras domésticas com dinheiro da Prefeitura
A mãe e a avó do menino Miguel Otávio recebiam como servidoras municipais
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Homem de 45 anos morre após afogamento na Praia de Boa Viagem, no Recife
Um segundo banhista, de 50 anos, também foi resgatado, mas não precisou de...