Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Governo de Pernambuco lança programa para redução de filas nos atendimentos de saúde às mulheres

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O intuito é ampliar a oferta de procedimentos e tratamentos cirúrgicos às pernambucanas na rede pública de saúde do estado

08/03/2023
    Compartilhe:

O intuito é ampliar a oferta de procedimentos e tratamentos cirúrgicos às pernambucanas na rede pública de saúde do estado

Foto: Janaína Pepeu / Secom

O Governo de Pernambuco lançou, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o Programa Cuida PE Mulher, com o intuito de ampliar a oferta de procedimentos e tratamentos cirúrgicos às pernambucanas na rede pública de saúde do estado. A iniciativa vai contribuir para a redução do tempo de espera nas filas e deve ser iniciado ainda no mês de Março. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Saúde, no Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra, sua vice Priscila Krause e as secretárias estaduais Regina Célia (Mulher), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas) e Ivaneide Dantas (Educação e Esportes).

Na ocasião, a gestora estadual destacou o impacto do projeto na vida das mulheres pernambucanas.

Ao todo, mais de sete mil consultas e exames na área de ginecologia serão oferecidos pela ação, além de aproximadamente 20 mil procedimentos cirúrgicos eletivos que serão distribuídos em hospitais, unidades pernambucanas de atenção especializada e clínicas conveniadas.

Dentre os exames ofertados pelo Cuida PE Mulher estão mamografias e exames de raio-x, cirurgias de remoção total do útero, mastectomia e laqueadura tubária. O programa contemplará 46 tipos de procedimentos cirúrgicos diferentes.

Atualmente, Pernambuco acumula a maior fila de espera para a realização de cirurgias ginecológicas, com 5.240 pacientes no aguardo de uma vaga para histerectomia total, que é a remoção do útero. A lista contempla também tratamento cirúrgico de varizes unilateral com 3.073 pacientes, laqueadura tubária, com 3.069, miomectomia, com 1.515 pacientes e de plástica mamária não estética, com 517.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook