Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Governo de Pernambuco lança Papo em Libras

Ouvir

Por: ANDRESSA vIVIANE

Iniciativa vai disponibilizar para a população aulas sobre a Língua Brasileira de Sinais

18/04/2022
    Compartilhe:

Iniciativa vai disponibilizar para a população aulas sobre a Língua Brasileira de Sinais

Foto: Blog Didi Galvao

O Governo de Pernambuco lança, nesta segunda-feira (18), o Papo em Libras, iniciativa que vai possibilitar o acesso da população ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais por meio de aulas veiculadas na televisão e nas redes sociais. O projeto será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), em parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e com a TV Pernambuco, que veiculará os vídeos em sua grade de programação.

As aulas terão duração de até dois minutos e vão contar com os instrutores da Central de Libras da Sead como protagonistas. Eles vão ensinar ao público os elementos mais utilizados pelas pessoas surdas na comunicação diária, como cumprimentos, expressões temporais e referentes a calendário, a pessoas e família, a documentos e a formas de pagamento. Além de ganharem espaço na TV, os vídeos serão postados toda segunda-feira, às 12h30, na página do Governo de Pernambuco no Instagram (@governope), da SDSCJ (@sdscj.govpe) e da TV Pernambuco (@tvpernambuco) e nos canais dessas instituições no YouTube.

De acordo com a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra, o lançamento do Papo em Libras é mais um avanço no sentido de ampliar a inclusão das pessoas surdas. “No fim do ano passado, havíamos lançado o Libras@PE, ferramenta que disponibiliza intérpretes de Libras de forma virtual em órgãos públicos. Agora, queremos possibilitar o alcance da Língua Brasileira de Sinais a mais pessoas, com as aulas na TV e nas redes sociais, para que mais gente possa aprender, se interessar e estar mais preparado para manter comunicação com as pessoas surdas no comércio, nas ruas e nas situações do dia a dia”, afirma.

Ouça a nota de Andressa Viviane clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook