Governo de Pernambuco convoca 108 mil servidores aposentados e pensionistas para prova de vida
A relação com os aniversariantes de janeiro já está disponível do portal da Funape
Foto: Iris Costa/g1
108 mil servidores aposentados e pensionistas do Estado devem realizar a Prova de Vida em 2025. A convocação do Governo de Pernambuco é obrigatória e acontece no mês de aniversário de cada segurado. De acordo com a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape), uma lista com os nomes dos servidores aposentados e pensionistas será divulgada, mês a mês, no site www.funape.pe.gov.br. A relação com os aniversariantes de janeiro já está disponível no portal da Fundação.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deve baixar o aplicativo Gov.br na loja do seu celular e criar uma conta no sistema do Governo Federal, caso ainda não tenha. No seu mês de aniversário, o botão da comprovação de vida vai estar marcado com um sinal de alerta. Basta clicar no link e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo.
Também é possível buscar orientações em uma das 15 agências da Funape espalhadas por Pernambuco. A Fundação ressalta que o reconhecimento facial é do beneficiário e não de seu representante legal ou procurador.
Em último caso, é possível optar pela validação presencial em qualquer agência do banco Bradesco, em todo o território nacional. Nesta modalidade, é preciso levar um documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Órgão de Classe), comprovante de situação cadastral no CPF e comprovante de residência do beneficiário e do representante legal ou procurador; além dos documentos que comprovem a representação, como procuração reconhecida em cartório, e o motivo da ausência física do beneficiário, tais como atestado médico, termos de tutela, guarda ou curatela.
Todos os documentos originais ou cópias autenticadas atualizados conforme a Instrução Normativa nº 21, publicada no site da Funape. A tolerância para efetuar a prova de vida é o mês seguinte ao do aniversário.
Para quem mora em outro Estado
Servidores aposentados e pensionistas do Governo de Pernambuco que vivem fora do Estado podem usar o Gov.br para fazer a Prova de Vida ou ir a qualquer agência do Bradesco. Já os que moram em outro país, além do aplicativo, têm como opção levar toda a documentação à Embaixada do Brasil nessa nação e concluir o processo presencialmente.
Menores de 16 anos
Apenas os pensionistas menores de 16 anos acompanhados de representante devem realizar o procedimento, exclusivamente, numa das agências do Bradesco, em todo território nacional. Isso acontece porque o aplicativo Gov.br ainda não está habilitado para este público.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/01/2025
MPPE recomenda concurso público em Itapissuma por excesso de comissionados
A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE da última...
- Por REDAÇÃO
- 18/01/2025
64% das crianças e adolescentes de Pernambuco vivem com privação de direitos básicos
Número é apontado por relatório do Unicef
- Por REDAÇÃO
- 18/01/2025
Pernambuco recebe R$ 30 milhões do Banco do Nordeste para projetos de energia solar em residências
Interessados poderão simular uma contratação também na página do BNB na...
- Por REDAÇÃO
- 18/01/2025
Pernambuco detecta primeiros casos de metapneumovírus do ano
As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de...
- Por REDAÇÃO
- 17/01/2025
Pipas provocam falta de energia para 771 mil em Pernambuco, diz Neoenergia
A distribuidora registrou mais de 2.600 ocorrências relacionadas a pipas na...
- Por REDAÇÃO
- 17/01/2025
Governo de Pernambuco convoca 108 mil servidores aposentados e pensionistas para prova de vida
A relação com os aniversariantes de janeiro já está disponível do portal...