Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Frei Damião pode ganhar santuário em Caruaru; história do religioso vira filme

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O santuário deve abrigar os restos mortais do frei Damião

27/05/2024
    Compartilhe:

O santuário deve abrigar os restos mortais do frei Damião

Foto: Joaline Nascimento/G1

Conhecido pelas missões realizadas em todo o Nordeste, o frade capuchinho italiano Damião de Bozzano, o frei Damião, deve ganhar um santuário em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O religioso, falecido no Recife em maio de 1997, teve o título de Servo de Deus concedido pelo Vaticano em 2019, e aguarda pela comprovação de milagres para o processo de beatificação e canonização.

O santuário deve abrigar os restos mortais do frei Damião, permanecendo no Recife, onde ele foi enterrado, algumas relíquias. Um terreno foi doado para construção do espaço religioso na "Capital do Forró", com área aproximada de 40 hectares, às margens da BR-104, e o local já é utilizado para realização de celebrações. A escolha de Caruaru para sediar o santuário se dá pela localização e fácil acesso aos romeiros de outros estados, como Ceará e Paraíba.

Em 19 de maio, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), entregou aos freis capuchinhos uma Carta de Intenção para que a cidade receba o "Memorial Frei Damião", enfatizando a influência do religioso na devoção popular e na fé católica.

Filme conta a trajetória do frei

A história do religioso também virou filme. Com produção do pernambucano Gerardo Lopes, "Frei Damião - O Santo do Nordeste" contém depoimentos de pessoas que tiveram contato com o frade italiano, além de um material rico de fitas VHS cedidas pela Ordem dos Capuchinhos de Recife.

A exibição do filme foi uma das atividades de encerramento da Festa de Frei Damião, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife. O evento, iniciado na última quinta-feira (23), recebeu uma média de 8 mil pessoas de acordo com a organização, com apresentações culturais e missas ao longo dos dias. O Arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, presidiu uma das missas solenes. 

Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook