Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil


Por: REDAÇÃO Portal

Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); vacinação e prevenção são recomendadas

26/04/2025
    Compartilhe:

Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); vacinação e prevenção são recomendadas

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil enfrenta um aumento preocupante nas hospitalizações por Influenza A e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo alerta divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (26). De acordo com o Boletim InfoGripe, o Distrito Federal e 13 estados apresentam tendência de crescimento nos casos, com destaque para Mato Grosso do Sul, que registra o cenário mais crítico. A análise é referente ao período de 13 a 19 de abril.

Os estados em alerta são Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. A Fiocruz destaca que o aumento geral dos casos de SRAG é impulsionado, principalmente, pelas hospitalizações de crianças pequenas infectadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e, em menor proporção, de adolescentes com rinovírus.

O boletim aponta ainda que, nas últimas semanas, entre os casos positivos de SRAG, 56,9% foram causados pelo VSR, 25,5% pelo rinovírus e 15,7% pela Influenza A. Em relação aos óbitos, a covid-19 ainda lidera, com 35,7% dos casos, seguida pela Influenza A, responsável por 30,4% das mortes relacionadas a doenças respiratórias.

Diante do cenário, a Fiocruz recomenda a intensificação das medidas de prevenção, como o uso de máscaras em ambientes fechados, a vacinação contra a gripe e a prática da etiqueta respiratória. 
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook