Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Especialista orienta como solicitar o Auxílio-doença no INSS

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Para agendar uma perícia médica junto ao INSS o contribuinte precisa ter o laudo médico em mãos

17/07/2023
    Compartilhe:

Para agendar uma perícia médica junto ao INSS o contribuinte precisa ter o laudo médico em mãos

Foto: Governo Federal

O auxílio-doença é um benefício concedido aos trabalhadores que se encontram temporariamente incapazes de realizar suas atividades laborais devido a uma doença ou acidente. Para conseguir o auxílio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é necessário atender a certos requisitos.

A primeira etapa para solicitar o auxílio-doença é procurar um médico de sua confiança, de preferência um médico especialista na área relacionada à sua condição de saúde. O profissional de saúde avaliará o seu estado de saúde e fornecerá um laudo médico detalhando sua condição, com informações sobre o diagnóstico, tratamento realizado e as limitações que a doença impõe em suas atividades diárias e profissionais. Em entrevista à CBN Recife, o advogado especialista em direito previdenciário, Dr. Eduardo Mirindiba, detalha como ter acesso ao benefício e quais medidas devem ser acatadas.

Para agendar uma perícia médica junto ao INSS o contribuinte precisa ter o laudo médico em mãos, esse agendamento pode ser feito pela internet, no site do INSS, ou pelo telefone 135. 

É importante ressaltar que nem todas as doenças garantem o direito ao auxílio-doença. Para ser elegível, a enfermidade deve ser considerada incapacitante, ou seja, impedir o desempenho de suas atividades profissionais. 

Além disso, é necessário cumprir o requisito de carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais ao INSS. Normalmente, são exigidos 12 meses de contribuição, exceto em casos de acidentes de trabalho ou doenças previstas na legislação.

A repórtagem de Ana Júlia Duarte e entrevista completa você confere clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook