Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Dia nacional de prevenção das arritmias cardíacas marca terça-feira

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Doença mata cerca de 300 mil brasileiros por ano

12/11/2019
    Compartilhe:

Doença mata cerca de 300 mil brasileiros por ano

Esta terça-feira (12) é marcada pelo Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, que serve de alerta para o conjunto de doenças que  provocam alterações no ritmo cardíaco, problema que pode atingir qualquer faixa etária, inclusive recém nascidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), essas doenças matam cerca de 300 mil brasileiros por ano.

Com o objetivo de esclarecer sobre a arritmia cardíaca, o professor de cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UPE e especialista em arritmias cardíacas, Dário Sobral, esteve no programa CBN Recife. Ele alertou que as pessoas que possuem alguma doença cardíaca precisam estar atentas e fazendo o controle regular do coração. “Principalmente a doença coronária e a insuficiência cardíaca são as causas mais frequentes. Entre as pessoas que têm a doença coronária, que tem infarto, mais ou menos 50% das mortes são de características súbitas, repentinas”, explica o médico. 

Para prevenir, o especialista destacou que os pacientes precisam observar os sintomas e sempre investigá-los, através de consultas médicas e exames. “Palpitações costumam ser os sintomas mais frequentes e tem outros que dão um alerta até de maior gravidade que é quando essas palpitações vêm acompanhadas de tontura e principalmente de desmaio”, pontua Dário. 

Confira a entrevista completa com Dário Sobral, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook