Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Dezenove bairros da capital têm risco muito alto de surto de arboviroses, segundo LIRAa Recife

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em 2022, o boletim epidemiológico semanal aponta a notificação de 299 casos suspeitos de arboviroses

13/04/2022
    Compartilhe:

Em 2022, o boletim epidemiológico semanal aponta a notificação de 299 casos suspeitos de arboviroses

Foto: Divulgação/MARCOS PASTICH/PCR

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do Recife mostra que o município tem, atualmente, risco alto para infestação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. A probabilidade é uma média para todo o Recife, mas 19 bairros vão além e apresentam risco muito alto para a ocorrência de um surto (vide lista abaixo).

O LIRAa é um boletim atualizado a cada 7 dias, e os dados referentes à Semana Epidemiológica (SE) 13, compreendida entre os dias 27 de março e 2 abril, apontam que, até o momento, foram notificados 299 casos suspeitos de arboviroses em 2022. Se o período é comparado com igual do ano passado, é percebida uma redução de, aproximadamente, 77% dos casos notificados. 

O levantamento destaca, também, o risco muito alto de infestação pelo Aedes aegypti para os bairros da Cohab, Varzea, Ibura e Jordão, com a índice de possíveis casos sendo igual ou maior que 4,0%. 

De acordo com os dados do LIRAa, apresentaram Risco Muito Alto de infestação pelo Aedes aegypt, os bairros da Cohab, Várzea, Jordão, Ibura, Santo Amaro, Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Nova Descoberta, Monteiro, Apipucos, Rosarinho, Torreão, Encruzilhada, Hipódromo, Alto José Bonifácio, Pina, Torrões, Alto Santa Terezinha e Macaxeira.

A sazonalidade das arboviroses se estende da SE 1 e 26, isto é, de janeiro a junho.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook