Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Dez artistas e grupos culturais recebem o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

A política pública de Patrimônio Vivo do estado foi instituída em 2002

13/08/2024
    Compartilhe:

A política pública de Patrimônio Vivo do estado foi instituída em 2002

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram oficialmente diplomados. Mestres, mestras, grupos culturais e artistas individuais de todo o estado foram contemplados pelo título, e receberam a homenagem da governadora Raquel Lyra e da vice, Priscila Krause. 

Foram nomeados o forrozeiro Benedito Belo da Silva (Benedito da Macuca), o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, e a quadrilha junina Raio de Sol, de Olinda; o caboclinho Caboclos Cahetes e a tribo Índios Tabajaras, de Goiana; o Clube Carnavalesco e Cultural Caiporas, de Pesqueira; o artesão Francisco Vicente Nogueira (Chico Santeiro), de Triunfo; o cirandeiro João Antônio da Silva (João Limoeiro), de Carpina; o mestre em caboclinho João Luiz de Santana (João de Cordeira), de João Alfredo; e a filarmônica Sociedade Musical Pedra Preta, de Itambé. 

A política pública de Patrimônio Vivo de Pernambuco foi instituída em 2002, com o objetivo de preservar os saberes e fazeres tradicionais ligados à cultura popular. O Governo de Pernambuco concede bolsas vitalícias mensalmente aos titulados, e a cada ano, novos artistas e grupos são eleitos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. 

Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook