Segundo o professor de geotecnia da UFPE, Roberto Coutinho, as subestâncias químicas levam à poluição do solo e, direta ou indiretamente, à poluição da água e do ar.

Foto: Sinval Araújo/ Arquivo Pessoal
Recentemente, as faixas de areia e mares da região Nordeste foram atingidas pelo derramamento de óleo, ocasionado por um navio petroleiro de bandeira grega, chamado Boubulina . O vazamento de petróleo, que está entre as principais causas de poluição do solo, além de causar o desastre ambiental, reflete no cenário econômico, além de possibilitar a geração de doenças , até mesmo câncer, segundo especialistas.
Em entrevista ao CBN Total desta segunda-feira (11), o engenheiro e professor de geotecnia da Universidade Federal de Pernambuco, Roberto Coutinho, comentou que existem três aspectos que devem ser levados em consideração quando se avalia o cenário deixado pelo desastre ambiental.”Eu diria que existe três grandes aspectos quando se fala no derramamento de óleo. O primeiro deles é aprender com os reflexos causados pelo desastre, o segundo é a forma com que o governo enfrenta, o chamado plano de contingência. E por fim, existe a preocupação da dúvida sobre a retirada total da substância contaminante, se corre o risco de resíduos ainda estarem presentes no mangue e nos arrecifes”.
Confira no play acima a entrevista completa de Roberto Coutinho para o CBN Total desta segunda-feira (11)
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Fim de semana será de tempo parcialmente nublado com chuvas isoladas no Grande Recife
No sábado (12), a temperatura máxima será de 33° C, e a mínima, 23° C
- Por REDAÇÃO
- 10/04/2025
Estado divulga Programa Terra Plantar com investimentos de R$ 200 milhões para agricultura familiar
Objetivo é fortalecer todas as regiões de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 10/04/2025
Justiça absolve ex-secretário Pedro Eurico de acusações de esturpro contra ex-esposa
A decisão foi tomada pela 2ª Câmara Criminal do TJPE, nesta terça-feira...
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Defensoria Pública pede impugnação da compra do Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife
Essa é a segunda impugnação apresentada contra a compra do Holiday pela DG...
- Por REDAÇÃO
- 08/04/2025
Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens é oficializado pelo Governo Federal nesta terça
Portaria tinha sido lançada inicialmente em setembro de 2024
- Por REDAÇÃO
- 05/04/2025
Ex-prefeito de Tamandaré é multado pelo TCE por pagar trabalhadoras domésticas com dinheiro da Prefeitura
A mãe e a avó do menino Miguel Otávio recebiam como servidoras municipais