Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Covid-19: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça que doses da vacina bivalente são seguras

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O pronunciamento acontece após o Ministério da Saúde divulgar uma nota esta semana informando que perdeu pelo menos 38,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro, avaliadas em R $2 bilhões

17/03/2023
    Compartilhe:

O pronunciamento acontece após o Ministério da Saúde divulgar uma nota  esta semana informando que perdeu pelo menos  38,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro, avaliadas em  R $2 bilhões

Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assegurou, por nota, que as vacinas bivalentes contra a covid-19, BA.1 e BA.4/BA.5 , produzidas pela Pfizer, podem ser utilizadas com segurança, pois estão dentro do prazo de 18 meses (contados a partir da data de fabricação dos produtos).

No documento, a Anvisa afirma que "essas vacinas passaram por um rigoroso processo de avaliação técnica da agência de estudos de estabilidade, antes da aprovação da ampliação do prazo de validade". Outro fato abordado foi a avaliação dos dados do estudo, que de acordo com a Agência, não há qualquer alteração nas especificações de qualidade dos imunizantes .

Sobre a ampliação do prazo de validade, a Anvisa ressalta que ela é permitida "mediante medidas de comunicação e de rastreabilidade dos lotes", adotadas pela Pfizer. Já os cuidados de conservação não sofreram alterações.

O pronunciamento acontece após o Ministério da Saúde divulgar uma nota  esta semana informando que perdeu pelo menos  38,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro, avaliadas em  R $2 bilhões. De acordo com a pasta, a gestão anterior se negou a compartilhar  sobre estoques e validação de vacinas à equipe de transição, o que causou o acúmulo.

Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima. 
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook