O processo de captação foi feito com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o SAMU Metropolitano do Recife

Foto: Reprodução/PRF
O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, realizou a terceira captação de órgãos de 2023. Foi transplantado um coração para um paciente de 16 anos, que sofria de insuficiência cardíaca. Ele estava com prioridade na fila de doação. Outro paciente, um idoso de 62 anos, foi beneficiado com um fígado novo. Também foram transportados rins e córneas, que ainda não têm receptores definidos. O processo de captação foi feito com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o SAMU Metropolitano do Recife.
O coração foi captado na unidade de Caruaru e transportado de helicóptero para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em uma ação que durou 35 minutos. Os demais órgãos foram encaminhados via terrestre por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Todo o procedimento obedeceu à normativa do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Atualmente, Pernambuco tem 2.937 pessoas aguardando um órgão, com dados coletados em abril. Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos.
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
João Campos, prefeito do Recife, processa posto de combustíveis com seu nome
Empreendimento na Zona Sul do Recife mudou de nome para "Posto Setúbal"
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Tribunal de Contas de Pernambuco realiza auditoria para análise de obras de dragagem em Suape
Primeira Câmara avaliou a execução e o monitoramento do Canal Externo do...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Aneel mantém bandeira verde na tarifa de energia para o mês de abril
Contas de luz seguirão sem cobranças extras
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Acidente envolvendo três veículos deixa cinco feridos em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco
Teste do bafômetro realizado pelos motoristas foi negativo
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Edifício que abrigou o INSS e está ocupado por movimento social será destinado à construção de habitação popular
Governo de Pernambuco garantiu auxílio de R$ 350 para famílias que...