Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Cooperativa de catadores promove ação de conscientização sobre reciclagem neste domingo no Marco Zero


Por: ANDRESSA vIVIANE

A ação terá início às 13h no Marco Zero, coração do Recife Antigo

18/08/2023
    Compartilhe:

A ação terá início às 13h no Marco Zero, coração do Recife Antigo

Foto: Divulgação

No intuito de fortalecer a reciclagem de resíduos sólidos e simultaneamente criar oportunidades para a melhoria da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, a Cooperativa Reciclando Vidas realizará um evento de conscientização neste domingo (20). A ação terá início às 13h no Marco Zero, coração do Recife Antigo. A iniciativa destacará a importância da reciclagem como uma ação contínua de coleta e triagem de resíduos que, de outra forma, seriam destinados a aterros sanitários. Com isso, o evento visa aumentar a compreensão da população sobre a relevância da prática, não somente para o meio ambiente, mas também para a sociedade como um todo. Composta por 18 cooperados dedicados à reciclagem de resíduos sólidos, a Cooperativa Reciclando Vidas, atualmente recicla cerca de 30 toneladas de materiais por mês, incluindo vidros, metais, papéis e plásticos. Parte significativa desses resíduos provém de uma parceria bem-sucedida com a Prefeitura de Recife, que direciona uma porção dos materiais coletados para a cooperativa. Apesar de parecer um número alto de material reciclado, ele poderá ser ainda maior; já que a separação adequada do lixo por parte da população pode aumentar ainda mais esse volume.

Segundo dados do último Painel de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil (2021) realizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, dos 65.6 milhões de toneladas/ano de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados no Brasil, apenas 1,12 milhões de toneladas são  devidamente recicladas. Presidente da cooperativa, Esmeraldo Emilio dos Santos destaca que pequenas ações individuais podem ter um impacto substancial na vida de muitos. “As pessoas juntando o material reciclável em suas casas e condomínios ajudam o meio ambiente e a todas as pessoas que fazem parte da cooperativa”, falou. Ele ainda destacou a necessidade de eventos como o de domingo “É muito importante falar para as pessoas que ao invés de jogar o resíduo nos rios e canais, eles podem ser reciclados. Espero que ajude a chegar mais materiais recicláveis para a cooperativa”, concluiu. Além da colaboração com a prefeitura, a cooperativa também coleta resíduos de empresas públicas e privadas, bem como de residências e condomínios nos bairros da Ilha do Leite, São José e Recife Antigo. Aqueles interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (81) 99913-8727 para agendar a coleta. Materiais como alumínio, plásticos, papéis secos, metais e vidros são recicláveis. A sobrevivência da Cooperativa Reciclando Vidas e o bem-estar de várias famílias que dependem da reciclagem como meio de subsistência dependem da ampliação da quantidade e da qualidade de materiais recicláveis que chegam na cooperativa. A Cooperativa Reciclando Vidas é uma parceira ativa do programa Mãos Pro Futuro, desenvolvido pela ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e realizado em parceria da ABIMAPI- Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados e ABIPLA - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. O programa busca criar oportunidades de trabalho, desenvolvimento e renda para os catadores parceiros, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Essa colaboração permitiu à cooperativa receber treinamento e investimentos para adquirir equipamentos e maquinário. A consultoria responsável pela implementação das ações de divulgação do Programa é a Visões da Terra.  

PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO   O Mãos Pro Futuro foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro. A presença do Mãos Pro Futuro se estende para além do Recife, estando presente em 165 municípios de 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Atualmente, o programa reúne mais de 180 cooperativas, envolvendo cerca de 6.000 cooperados e conta com mais de 200 empresas associadas, abrangendo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI). Saiba mais sobre o programa no site:  https://www.maosprofuturo.org.br/  

ABIHPEC A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.  

VISÕES DA TERRA Consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo, que presta serviço de capacitação e divulgação em algumas cooperativas parceiras do Programa Mãos Pro Futuro. Mais informações: http://www.visoesdaterra.com.br/   Dicas para a correta separação do lixo: - Distinguir materiais orgânicos de recicláveis, com o lixo orgânico sendo destinado a recipientes próprios. - Separar resíduos como alumínio, plásticos, papéis secos, metais e vidros para reciclagem. - Lavar embalagens antes de depositá-las, especialmente aquelas de tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. - Garantir que os materiais estejam secos antes de depositá-los nos coletores. - Manter papéis secos e dobrados, sem amassá-los. - Envolver vidros quebrados e objetos cortantes em papel grosso (como jornal) ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes. - Separar garrafas e frascos dos vidros planos para descarte adequado. - Não descartar seringas e agulhas no lixo comum.  

 

Contato de Imprensa: Maria Sitonio - Jornalista [email protected] 81 99377.1057   Tiago Peixôto – Jornalista [email protected] 81 99901.6995

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook