Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Cirurgião vascular alerta o risco de trombose decorrente de viagens longas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Passageiros devem estar atentos a viagens que ultrapassem três horas de duração

27/12/2019
    Compartilhe:

Passageiros devem estar atentos a viagens que ultrapassem três horas de duração

Muitas pessoas costumam viajar nesta época do ano, marcada pelas férias escolares, recessos e festividades de final de ano. No entanto, durante as viagens longas, os passageiros precisam estar atentos à saúde, já que, independente do meio de transporte, muito tempo sentado pode provocar o surgimento de trombose, que é a formação de um coágulo sanguíneo nas pernas. 

Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o cirurgião vascular, João Paulo Ayub Leal, explicou que a formação da trombose acontece quando o período parado é prolongado e o sistema venoso não consegue bombear o sangue e retorná-lo por mecanismos próprios. Ou seja, quanto mais tempo parado, maior o risco de adquirir a doença. Ele exemplificou que até três horas de viagem não precisa de tanta preocupação, mas, acima disso, é preciso estar atento.

Ainda na ocasião, ele pontuou que os principais sintomas são edemas, que são inchaços nas pernas, e dores. Caso o paciente identifique esses sinais, o médico indica que um médico deve ser procurado para fazer uma avaliação. “Normalmente, relacionada a viagem, são tromboses abaixo do joelho que não repercutem tanto na saúde do paciente, mas é importante que seja adequadamente tratado e diagnosticado para evitar complicações que podem ser potencialmente graves se não for bem conduzido o caso”, ressalta João Paulo. Quanto ao tratamento, o especialista destaca que hoje existe uma enorme gama de novos anticoagulantes que são confortáveis para o tratamento com o paciente, podendo ser feito até em casa.  

Confira outras informações na entrevista completa com João Paulo Ayub Leal, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook