Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições

Cerca de 100 mil eleitores pernambucanos são beneficiados por biometria compartilhada entre órgãos públicos no dia da votação

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

99.690 eleitores que forneceram suas digitais a outros órgãos poderão também usar a biometria para votar.

28/09/2022
    Compartilhe:

99.690 eleitores que forneceram suas digitais a outros órgãos poderão também usar a biometria para votar.

Foto: Reprodução / TRE-PE

Cerca de 5,6 bilhões de eleitores pernambucanos têm a biometria coletada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e serão identificados na seção eleitoral através das impressões digitais. Os demais eleitores vão precisar assinar o caderno de votação para serem identificados. Entretanto, cerca de 100 mil eleitores sem o recadastramento da biometria serão identificados pela digital por meio de um projeto de compartilhamento de dados entre órgãos da administração federal.

Essa iniciativa acontece através do projeto Bioex, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e tem como objetivo a redução de custos para o poder público e para o cidadão. Foram celebrados convênios com entidades que também fazem coleta de biometria, como os Detrans estaduais. Em todos os municípios de Pernambuco, e em Fernando de Noronha, os 99.690 eleitores que forneceram suas digitais a outros órgãos poderão também usar a biometria para votar.

Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook