Uma das principais recomendações é evitar o banho de mar em maré alta e longe dos arrecifes, uma forma de prevenir incidentes com tubarões e afogamentos

Foto: Divulgação/Tarciso Augusto/GCom Semas-PE
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) emitiram um alerta importante para os banhistas que pretendem aproveitar as praias durante o feriado da Independência. Devido às marés altas previstas para os próximos dias, as autoridades reforçam a necessidade de adotar medidas de segurança, como prestar atenção às sinalizações das praias e às condições do mar e dos ventos, além de seguir as orientações dos guardas-vidas.
Uma das principais recomendações é evitar o banho de mar em maré alta e longe dos arrecifes, uma forma de prevenir incidentes com tubarões e afogamentos.
Segundo o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo, coronel Ramos, a presença dos guardas-vidas e a sinalização adequada são fatores cruciais para a segurança dos banhistas. “É importante que vá ao local que esteja sinalizado com as bandeiras indicando situação de perigo, indicando a situação da presença dos guarda-vidas, porque eles vão orientar qual o melhor local para banho e qual o local que está oferecendo risco de afogamento", afirmou.
O coronel também alertou para a atenção redobrada com crianças e idosos nas praias. “Cuidado também se deve ter com as crianças, sempre vestidas com cores alegres, vivas, para que seja de fácil identificação, para que tome também os cuidados, não só na água, na praia. Sempre junto a ela, mas também na areia, porque pode ter o risco de se perder diante da multidão que provavelmente estará nas praias. Também tem que ter cuidado com os idosos, estar sempre ao lado deles, seja no caminhar, no levantar, porque as ondas das praias também, mesmo sendo de pequeno porte, podem derrubar o idoso ou a idosa que estiver no local.”
Ele reforça que a atenção e responsabilidade dos adultos são essenciais para que o momento seja de alegria. "É importante ressaltar a atenção e a responsabilidade dos adultos com as crianças, para que esse seja um momento de alegria, um momento realmente de poder curtir o verão que já se aproxima."
Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Bombeiros reforçam segurança nas praias durante a Semana Santa em Pernambuco
Olinda, Recife e Jaboatão recebem mais guarda-vidas e embarcações para...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
APL homenageia Marcos Vilaça em Sessão da Saudade nesta segunda
Cerimônia celebra legado do advogado, jornalista e poeta, falecido em...
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Apagão atinge 11 cidades do Agreste de Pernambuco; Neoenergia aponta falha da Chesf
Desligamento em subestação de alta tensão em Tacaimbó provocou queda de...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco
O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Em Pernambuco, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 4,6% em 2025
O levantamento, realizado pelo IBGE, prevê uma produção de 192.391...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Governo de Pernambuco abre 725 vagas para profissionais da educação; confira
Há vagas para diversas especialidades na Educação, em várias cidades do...