A ampliação é resultado do crescimento, em vários estados, de diferentes vírus respiratórios como influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus

Foto: Reprodução/G1
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quinta-feira (28), o boletim InfoGripe, que aponta um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, jovens e adultos de todo o país. A ampliação é resultado do crescimento, em vários estados, de diferentes vírus respiratórios como influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.
O boletim indica também uma tendência de queda nos casos de SRAG na população a partir dos 50 anos de idade, em decorrência da diminuição dos casos de Covid-19 nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e também de redução dos casos no Sul.
A incidência de SRAG por Covid-19 mantém o cenário de maior impacto nas crianças de até dois anos e idosos a partir de 65 anos. O aumento da circulação do VSR tem gerado um crescimento expressivo da incidência de SRAG nas crianças pequenas, superando aquela associada à Covid-19 nessa faixa etária. Quanto à mortalidade por SRAG, o aumento tem sido significativo nos idosos, com amplo predomínio de Covid-19.
Ao todo, 23 capitais do país apresentaram crescimento nos casos de SRAG, tendo entre elas, o Recife.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Secti-PE estende prazo para os editais de Redes de Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS
Expectativa é que resultados impactem diretamente na qualidade do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Pernambuco amplia rede pediátrica com 34 novos leitos para tratar doenças respiratórias
Expansão beneficia hospitais na Zona da Mata e no Sertão, reforçando...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeitura do Recife disponibiliza dois mil exames gratuitos de mamografia no mês de abril
Ação é destinada a mulheres e homens trans, com idade entre 50 e 69 anos,...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, forma primeira residente em Geriatria
Programa de Residência Médica da unidade, pioneira no Norte e Nordeste,...