Casa do Pão: projeto atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade a partir do dia 15 de novembro
O prédio é localizado na esquina da Rua do Imperador e Rua 1º de Março.

Foto: Reprodução / Google Street View
A Arquidiocese de Recife e Olinda anunciou os serviços ofertados pela Casa do Pão, projeto que busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial as que vivem em situação de rua, a partir do dia 15 de novembro. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, vai estruturar na Casa do Pão um Centro Integrado com serviços multiprofissionais de assistência social. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reuniu os representantes da Prefeitura do Recife, das Defensorias Públicas do Estado de Pernambuco (DPPE) e da União (DPU), e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), para fazer o anúncio.
A Secretária de Desenvolvimento Social Direitos Humanos, Juventude, e Políticas Sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD), Ana Rita Suassuna, explica sobre a parceria com a Prefeitura do Recife para a criação do projeto: “Temos o programa Recife Acolhe que a gente tinha planejado abrir um serviço de atendimento integral à população em situação de rua justamente daquela área, e a Casa do Pão quando foi apresentada vimos que dialogava bastante com esse projeto, então formamos essa parceria que vai qualificar esse atendimento. É uma satisfação para a Prefeitura do Recife, porque entendemos a importância desse equipamento na perspectiva de levar autonomia para quem mais precisa”.
A chefe da Defensoria Pública da União, Ana Carolina Cavalcanti Erhartdt, explica o papel da Defensoria Pública na Casa do Pão: “A DPU tem por atribuição constitucional atender juridicamente os necessitados de maneira gratuita e integral, portanto, esse público em situação de rua é nossa prioridade. A gente chega nesse projeto muito bonito para somar no atendimento a essa população, disponibilizando equipes para os atendimentos semanais, mas já com a perspectiva de ampliação. A ideia é que essas pessoas por si mesmas possam se sustentar e daí sair dessa condição de vulnerabilidade gritante”.
A Casa do Pão oferece atendimentos espiritual, médico e jurídico, além de serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola. O prédio é localizado na esquina da Rua do Imperador e Rua 1º de Março. O local está sendo totalmente reformado, mas as primeiras ações como a entrega de 150 refeições diárias e atendimento médico já estão sendo realizadas em outro prédio próximo de maneira provisória.
Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Bombeiros reforçam segurança nas praias durante a Semana Santa em Pernambuco
Olinda, Recife e Jaboatão recebem mais guarda-vidas e embarcações para...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
APL homenageia Marcos Vilaça em Sessão da Saudade nesta segunda
Cerimônia celebra legado do advogado, jornalista e poeta, falecido em...
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Apagão atinge 11 cidades do Agreste de Pernambuco; Neoenergia aponta falha da Chesf
Desligamento em subestação de alta tensão em Tacaimbó provocou queda de...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco
O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Em Pernambuco, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 4,6% em 2025
O levantamento, realizado pelo IBGE, prevê uma produção de 192.391...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Governo de Pernambuco abre 725 vagas para profissionais da educação; confira
Há vagas para diversas especialidades na Educação, em várias cidades do...