Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Capitania dos Portos libera atracação de navios de grande porte no Recife

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A homologação das novas profundidades do ancoradouro tem um prazo de 30 a 90 dias para serem confirmadas

17/05/2022
    Compartilhe:

A homologação das novas profundidades do ancoradouro tem um prazo de 30 a 90 dias para serem confirmadas

Foto: Divulgação: Porto do Recife

Com alargamento concluído, o Porto do Recife passa a receber embarcações mais profundas para atracar no ancoradouro. A ação enviada pela Capitania dos Portos de Pernambuco entrou em vigor no mês de maio e aguarda apenas homologação da Marinha.

A demanda é resultado da solicitação de importadores e exportadores do ancoradouro recifense, entre eles o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, como explica José Divard de Oliveira, diretor Comercial e de Operações do Ancoradouro.

O Sindaçúcar solicitou com o intuito de operar com um calado maior, de 9 metros e 20 de profundidade para o berço do Terminal Açucareiro. As embarcações de açúcar são responsáveis pelas grandes movimentações no Porto do Recife.

Já as empresas que atuam no Porto com movimentação de trigo e fertilizantes solicitaram a liberação dos berços 03,04 e 05, que serão destinados à operações de granéis, é o que afirma José Lindoso, presidente do Porto do Recife.

O medidor batimétrico do Porto após a obra indicou um aumento de 10 metros para os berços 00 e 01, 11 metros do berço 02 a 06 e os berços 07 ao 09 chegando aos 8 metros de profundidade. O novo calado vai representar mais movimentação para o porto, que segundo Divard projeta um incremento de 25% nas movimentações cargueiras.

O ancoradouro agora aguarda a homologação do calado pela Marinha. Um relatório foi enviado ao Centro de Hidrografia da Marinha, que é o órgão responsável pela homologação do novo calado no Porto Recifense. Serão de 30 a 90 dias para uma confirmação do órgão sobre as novas profundidades do ancoradouro.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook