Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Cai número de atendimentos a motociclistas no primeiro semestre

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar da diminuição, colisões e quedas continuam preocupantes.

26/07/2023
    Compartilhe:

Apesar da diminuição, colisões e quedas continuam preocupantes.

Foto: Bruno Lafaiete/TV Globo - Via G1

O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, registrou uma queda significativa de 9,28% nas notificações de acidentes envolvendo motocicletas no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 391 registros em 2023 contra 431 em 2022. No entanto, apesar da diminuição nas notificações, os tipos de ocorrências que levam as vítimas ao hospital continuam altos.

As estatísticas do HMA mostram que a maioria dos casos notificados (63,7%) entre janeiro e junho de 2023 foram resultado de colisões, seguidos por quedas (26,6%). Em relação ao perfil das vítimas, a grande maioria é composta por homens (89%), com idade entre 20 e 39 anos (66%). A falta de equipamentos de proteção, como capacete, cotoveleiras e sapatos fechados, é apontada como um fator que contribui para a gravidade das lesões e dificulta a mudança desse cenário.

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) revela que quase 74% dos acidentes de trânsito ocorridos em Pernambuco no ano passado envolveram motociclistas. Mesmo com a redução nas notificações, a persistência do perfil das ocorrências indica a necessidade contínua de campanhas de conscientização e fiscalização para o uso adequado de equipamentos de segurança e o respeito às normas de trânsito. A busca por soluções para reduzir os índices de acidentes envolvendo motocicletas continua sendo um desafio para as autoridades e a sociedade como um todo.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook