Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Butantan identifica compostos de animais marinhos e plantas que matam parasita da doença de Chagas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Atualmente o único medicamento disponível não elimina o protozoário, que a longo prazo causa problemas cardiológicos e gastrointestinais; objetivo da pesquisa é buscar terapias alternativas

12/04/2024
    Compartilhe:

Atualmente o único medicamento disponível não elimina o protozoário, que a longo prazo causa problemas cardiológicos e gastrointestinais; objetivo da pesquisa é buscar terapias alternativas

Foto: Reprodução/OPAS

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, anuncia uma descoberta significativa para o tratamento da doença de Chagas. O pesquisador André Tempone identificou compostos de animais marinhos e plantas capazes de eliminar o parasita responsável pela doença. 

Uma dessas substâncias promissoras foi encontrada no coral-sol (gênero Tubastraea), coletado no litoral norte de São Paulo. O estudo, publicado em 2022 na revista ACS Omega, deve ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais eficazes. O composto isolado mostrou seletividade para o parasita em testes celulares, abrindo caminho para sua síntese em laboratório. 

Além disso, uma molécula encontrada na planta canela-amarela também apresentou eficácia contra o Trypanosoma cruzi, o agente causador da doença. Essas descobertas são de grande importância, visto que a doença de Chagas é muitas vezes diagnosticada tardiamente, tornando o tratamento mais desafiador. Atualmente o único medicamento disponível não elimina o protozoário, que a longo prazo causa problemas cardiológicos e gastrointestinais.

De acordo com cientistas do Projeto Conservação Recifal (PCR), o coral-sol é uma espécie invasora que vem se disseminando por toda a costa brasileira desde a década de 1980 e ameaçando os corais nativos por não possuir predadores naturais fora da sua área original de ocorrência. 

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook