O Inmet atribui o calor extremo e ondas de calor ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global

Foto: Reprodução / G1
A temperatura média no Brasil atingiu nível recorde pelo quarto mês consecutivo em outubro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de julho a outubro, o desvio em relação à média histórica foi superior a 1 grau Celsius.
No mês passado, a temperatura média foi de 26,4°C, sendo 1,2°C acima da média histórica para outubro (25,2°C). Já em setembro, foi registrado o maior desvio desde 1961, com 1,6ºC acima da média. Em agosto deste ano, a temperatura média ficou em 24,3°C e, em julho, a média observada foi de 23°C, configurando um expressivo aumento a cada mês.
O Inmet atribui o calor extremo e ondas de calor ao fenômeno El Niño, aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial, e ao aquecimento global.
O aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos também contribui para eventos cada vez mais extremos. Sendo assim, as projeções indicam que 2023 será o ano mais quente desde a década de 60.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
João Campos, prefeito do Recife, processa posto de combustíveis com seu nome
Empreendimento na Zona Sul do Recife mudou de nome para "Posto Setúbal"
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Tribunal de Contas de Pernambuco realiza auditoria para análise de obras de dragagem em Suape
Primeira Câmara avaliou a execução e o monitoramento do Canal Externo do...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Aneel mantém bandeira verde na tarifa de energia para o mês de abril
Contas de luz seguirão sem cobranças extras
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Acidente envolvendo três veículos deixa cinco feridos em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco
Teste do bafômetro realizado pelos motoristas foi negativo
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Edifício que abrigou o INSS e está ocupado por movimento social será destinado à construção de habitação popular
Governo de Pernambuco garantiu auxílio de R$ 350 para famílias que...